GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, November 12, 2004

BRASIL DAS MUITAS GENTES

É a minha primeira entrada em GENTE QUE QUER CRESCER desde que cheguei a estas terras de gentes tão variadas, de tanto sol (ainda não vi muito) e tanta luz. Normalmente as pessoas vêm para o Brasil para gozarem das praias do sol e da luz...Eu vim, antes de mais, para estar com aqueles de quem gosto. Claro que também vou aproveitar do resto...Mas é o contacto com as pessoas que procuro especialmente. Quero que, em todas as minhas viagens, haja um propósito de crescimento. E também os livros continuam a acompanhar-me. Deixo aqui dois pequenos textos que acho deliciosos:

"A felicidade é reencontrarmos em nós a capacidade para amar, porque tudo o que fazemos sem amor é tempo perdido, é feito em má hora, é uma infelicidade...Enquanto tudo o que fazemos com amor é a eternidade reeencontrada, a boa hora reencontrada; desse modo a felicidade nos é dada por acréscimo."

"Amar...apesar de tudo!
Amar... apesar do medo, da ansiedade, da angústia, da incerteza.
Amar... apesar do passado, do futuro... apesar do presente,
Amar... apesar dos impasses, das dificuldades, dos problemas,
Amar... apesar das impossibilidades.
Amar... apesar do mal, da destruição, da ameaça, do coração de pedra.
Amar... apesar da indefinição, da separação.
Amar... apesar da sombra.
Amar... apesar do outro.
Amar... apesar de mim.
Amar... apesar de Deus.
Amar...
Hoje mais do que nunca, amar.
Amar... a porta que dá acesso ao jardim.
(Jean-Yves Leloup)

Tuesday, November 02, 2004

TERAPIAS...

Hoje, apetece-me escrever sobre terapias. Terapeuta é todo aquele que cuida do outro, seja a nível físico, seja a nível psicológico. E terapia tem a ver, evidentemente, com o/os métodos que o terapeuta utiliza para nos cuidar. Jean-Yves Leloup, escreve sobre os Terapeutas de Alexandria, dizendo que eles tem uma educação especial "para cuidar do SER". É isso que ainda hoje tentam fazer os terapeutas do "espírito" chamemos-lhe assim. Cuidam do Ser, da Alma, do Eu-Profundo, operando uma espécie de desentulhamento que nos permitirá aceder ao mais essencial de nós, àquela folha em branco donde dimana toda a nossa capacidade de ser e de amar.

E há muitas formas de terapias. Desde a psicanálise freudiana até às mais diversas formas dentro das psicologias humanistas, não falta onde escolher. É assim, como com as religiões, uma feira abundante e variada. A cada um de escolher o que melhor lhe convém. Porque, se calhar, todos nós precisamos de uma ajudazinha. Ontem, fui pela enésima vez visitar a minha criancinha. Ainda foi doloroso, mas muito gratificante. A paz, a serenidade, a segurança que vêm a seguir valem bem a pena. Não me canso de dizer que há coisas que eu gostaria de mudar em mim (e quem não tem que mudar?) que só mudam quando eu tomar consciência da origem primordial desse funcionamento que eu não desejo.

Talvez este discurso valha como um apelo aos mais cépticos. Poucas coisas deixo aqui que não tenham passado por mim. Entendo que a grande autoridade, aqui como em tudo,é a experiência.