GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, January 30, 2005

O TEMPO

"O tempo é um fio. Nesse fio vão sendo enfiadas as experiências de beleza e de amor que tivemos. Um pôr-do-sol, uma carta, um único olhar de uma pessoa amada, um cãozinho, o beijo de um filho...Houve muitos desses momentos na minha vida. E, em cada um deles, eu senti: valeu a pena ter vivido a vida inteira só por esse momento".
(Rubem Alves)
Depois de ter escolhido este pequenino e delicioso texto para partilhar com quem aqui me vier visitar, fui reler o último comentário da Céu em que esta minha querida amiga fala das "pressas e stresses" com que às vezes leva a vida. Creio que é um pecado que todos/as temos de confessar. Porque corremos tanto? Porque queremos fazer tanta coisa? Alguém disse: "uma só coisa te é necessária...". E, com as nossas correrias, lá se vão as mil maravilhas que a vida nos oferece e das quais fala o Rubem Alves. Acabamos por não VER. Distraídos do essencial - a beleza, o amor, a vida que pulsa em cada ser, o azul que nos envolve, a luz, a cor, o sorriso duma criança, um olhar a reclamar a nossa atenção - passa-nos tudo ao lado. De facto, uma só coisa nos é necessária: VIVER CONSCIENTEMENTE. E viver, para mim, é isto. Como eu gostaria de o conseguir...

Tuesday, January 18, 2005

DISCIPLINAR-SE

"Às vezes, realizar com fidelidade as acções que devem estruturar o meu dia (levantar-me, preparar-me, fazer a ginástica matinal, calçar as meias com cuidado, por a mesa), enfim inserir-me na vida quotidiana exigem-me tal esforço que quase fico sem forças para mais nada.
Mas, quando me levanto a tempo como qualquer cidadão, experimento já um sentimento de orgulho, como se tivesse feito algo magnífico. Pelo contrário, se fico na cama mais uma hora de manhã, isso não constitui para mim um repouso suplementar, porque não estive à altura daquilo que devo viver, fracassei."
(Etty Hillesum - Um itinerário espiritual)

DISCIPLINAR-SE

Thursday, January 13, 2005

SOMOS TERRA...

"Nascemos da terra. Somos nada mais do que a terra modificada, misturada com a água, com o ar, com o fogo, como pensavam os filósofos de muitos séculos atrás. Terra, pedaço do meu corpo, meu corpo além da minha pele, seio em que me alimento, e, se ele secar, eu morro. Pois é, são ideias como essas que me vêm à cabeça, quando fico ali, diante do meu altar, da minha horta, do meu jardim..."
(Rubem Alves)
É com esta meditação de Rubem Alves, no seu livro "Presente", que entro em contacto, já de Portugal, com os meus leitores e interlocutores. Do Brasil, falei da exuberância da natureza tropical e de como ela nos ajuda a elevarmo-nos acima de nós mesmos...É bom sentir que somos esta extensão da Mãe-Terra como diz o autor. Fisicamente falando, somos consituidos pelos mesmos elementos que encontramos nela, na Mãe-Terra, como S. Francisco gostava de lhe chamar. Um apelo à humildade, à contemplação à adoração...Já experimentaram quanto nos energiza um passeio calmo pela Natureza? Experimentem e observem: vamos uns e vimos outros...
E, com esta curta reflexão, deixo um apelo às e aos fequentadores do "GENTE QUE QUER CRESCER" para o reactivarmos. Queremos crescer ou não? Eu quero, continuo a querer com todas as forças da minha alma. Mas, preciso de quem me ajude. E como senti a falta dessa ajuda, desse empurrão dos amigos/as que estão na mesma caminhada! Fico à espera.

Sunday, January 02, 2005

VERDE-SOL-LUZ-AZUL

Com um pouquinho de saudades batendo já no meu coração, vou-me preparando para deixar este fascínio de verde-muito-verde semeado de tufos floridos das mais variadas cores, este sol que faz rebentar vida por todos os lados e este mar também de todas as cores e de uma calma serenante e convidativa. Às vezes parece que um fogo invisível o aqueceu, tão morninha que a água se encontra.
Pois é, queridos amig@s, o tempo do bem-bom vai chegando ao fim. Para a próxima semana voltarei aos meus lugares habituais e familiares, aos meus rostos amigos, ao convívio e ao trabalho e projectos que levo dentro e me esperam. Então voltaremos ao nosso ritmo, aos nossos encontros-conversas às nossas buscas comuns. Já me fazem falta. As nossas raízes, são sempre as nossas raizes. Aí crescemos e florimos como estas árvores grandiosas que me fascinam pelo seu vigor, pelas sombras com que nos acariciam pelo estímulo que são para nós. Fico a olhar para elas maravilhada, perguntando-me a que profundezas vão elas buscar tanta força! Algumas, de certeza que crescem serenas, confiantes e desafioadoras na sua humildade há séculos...É NAS RAIZES QUE RESIDE TODA A ESSÊNCIA, TODA A FORÇA.