GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, January 26, 2006

A MINHA ALMA FALOU COMIGO

"A minha alma falou comigo e ensinou-me a amar o que as pessoas detestam e a ajudar aquele a quem elas insultam. A minha alma mostrou-me que o Amor se orgulha não só daquele que ama, mas também do amado.
Antes de a minha alma me falar, o amor estava no meu coração como um pequeno fio apertado por dois grampos. Mas agora o Amor transformou-se num círculo cujo início coincide com o seu fim e cujo fim é o seu início. Está presente em cada ser e estende-se lentamente para abraçar tudo o que virá."
(Kahlil Gibram, em Pensamentos e Meditações)
Pudéssemos nós ouvir a voz da nossa alma. Pudessemos nós, encontrar o instante de silêncio, o lugar adequado, que pode ser exactamente onde nos encontramos, para lhe deixar o espaço necessário para ela se encontrar connosco e nos revelar os seus segredos. Então, as nossas noites escuras transformar-se-iam em clarões de luz, as nossas dúvidas e receios em determinação e ousadia, as nossas preocupações em serenidade, as nossas guerras em paz. Porque a nossa alma é sábia. Ela sabe daquilo que precisamos para sermos felizes. A nossa alma ama-nos e tem muita coisa para nos dizer. Só que a sua voz é demasiado doce e suave...Quer silêncio, atenção e abertura. Sim, abertura. É que, muitas vezes fechamo-nos e ela, e a nossa alma, está ali, batendo e esperando que queimemos todas as resistências para que ela possa, finalmente, fazer o seu trabalho silencioso. Ela sabe esperar...

Monday, January 16, 2006

A PERGUNTA

No início desta semana, apetece-me deixar aqui um bocadinho da sabedoria oriental:

A PERGUNTA
O monge disse:
"Estas montanhas todas, a terra inteira, os rios e as estrelas, de onde foi que vieram?"
Responde o Mestre:
"E essa pergunta, de onde foi que ela veio?"

Olhe entro de si!

Monday, January 09, 2006

QUANDO A DECISÃO É EVOLUIR

Quando decidimos entrar nestes caminhos de evolução como os que constam de GENTE QUE QUER CRESCER, a nossa vida vai deslizando de surpresa em surpresa. Tão depressa sentimos que tudo nos sorri, que tudo é luz e que o rio desliza sem dificuldade, sereno e tranquilo sob um céu muito azul, como de repente nos damos conta de um pedregulho que faz a água rodemoinhar, debater-se consigo própria, para encontrar o caminho de saída. São momentos dolorosos por onde passa o desânimo, a dúvida "será que vale a pena", a tristeza e todo um arsenal de energias negativas e paralizantes.
Depopis, tal como o rio, lá percebemos que aquilo é só um obstáculo e que o leito está lá, não desapareceu. É só uma questão de dar mais uma voltinha. E, quando esta luz brilha, aí vamos nós novamente, renovados e mais fortes, a caminho do nosso destino que nenhuma pedra pode parar.
A propósito de destino, lembrei-me de partilhar convosco um texto que me surgiu depois de um seminário de psicologia intitulado "Reconciliação Masculino/Feminino".
CRIAÇÃO
No princípio era o caos.
Depois, veio a ordem.
Chamamos-lhe CRIAÇÃO...
E aconteceu
O Big Bang, o Big Birth
a expansão...
O masculino, o feminino
O yang, o Yin
A partícula, a onda
O fermion, o boson
A anima, o animus
A direita, a esquerda
Entrelaçando-se
Chocando-se,
Arredodando-se
Angulando-se,
Trocando sinergias,
Conflituando,
Amando, sofrendo...
Gerando novas expansões
E compreensões...
Brincando em ritual "às escondiddas"
Crianças traquinas
A caminho de destinos imparáveis.
E EU aí, partícula e onda
(Mais partícula, mais onda?
Mais onda, mais partícula?)
Em busca de mim, da minha unidade,
Naquele centro mágico
Onde chamo por mim
Com o meu nome essencial:
i-a-o-o-u-a-i-e
Só para se perceber melhor, o nome essencial é constituido pelas vogais do nome da pessoa. As tribos do interior da América Latina, na sua sabedoria, preocupam-se pouco com o destino desta terra ou com o dia de àmanhã. Então vivem serenamente o dia-a-dia. No início de cada manhã chamam por si com o seu "nome essencial" e com a força das energias com que acordam.
Experimentem. Vão verificar que há dias em que o som sai límpido e sereno, outros em que o som sai mais forte, outros mais fraco, e há outros em que o som parece nem querer sair, tão "mortos" acordamos.

Sunday, January 01, 2006

APRESENTAÇÃO

Para o início deste ano de 2006 fui buscar a inspiração à minha agenda "Viver na Poesia". Um poema lindo de Cecília Meireles. Ei-lo:

APRESENTAÇÃO

Aqui está a minha vida - esta areia tão clara
com desenhos de andar dedicados ao vento.

Aqui está a minha voz - esta concha vazia,
sombra de som curtindo o seu próprio lamento.

Aqui está a minha dor - este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.

Aqui está a minha herança - este mar solitário
que de um lado era amor e, do outro, esquecimento.

Sim, aqui estão as nossas vidas, a de cada um, com a sua voz, a sua dor, a sua herança...com tudo quanto a compõe e a preenche. Aqui estão as nossas vidas, no início de mais um ano a tentar dar mais um passo na escalada às vezes entusiasmante, às vezes dolorosa, mas sempre confiante e firme nos objectivos que nos propomos alcançar. Que esses objectivos possam ir na linha do crescimento humano e espiritual, o único que nos dará aquela satisfação interior de plenitude e de FELICIDADE. Evito sempre repetir frases feitas. Por isso, os meus votos para este ano e para cada um dos meus leitores são estes: a PLENA REALIZAÇÃO DAQUILO QUE CADA UM(A) SE SENTE CHAMADO A SER.