GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, October 31, 2006

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

É já no próximo fim-de-semana, 4-5 deste mês de Novembro de 2006, que vai arrancar o GRUPO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL no "Espaço RUAH". Será um pequenino grupo de 6-10 pessoas que vão apostar na descoberta e actualização do melhor de si.
Hoje, fala-se muito em Desenvolvimento Pessoal e utilizam-se os mais variados métodos, técnicas e pedagogias para o conseguir. Mas, de que falamos nós, quando falamos de Desenvolvimento Pessoal? Com muita frequência dizemos e ouvimos expressões como: "Somos um ser inacabado", "Somos um mistério...para nós e para os outros", "Somos um poço sem fundo", "Utlizamos apenas 10% das nossas potencialidades..." E por aí. E eu pergunto-me muitas vezes: "de que estamos à espera para desenterrar os outros 90%?" Pois é, creio que esta questão do Desenvolvimento Pessoal passa por aí. Passa pela descoberrta daquilo que «ainda não somos». É que, no nosso inconsciente está armazenado não apenas aquilo que nos complicou a vida na nossa meninice, os célebres traumas, mas também aquilo que somos em potência. Já está tudo lá, desde o nosso nascimento, só falta descobrir e actualizar. Somos a sementinha (o pinhão, o grão de mostarda...) que encerra em si a grande árvore. E quem não gosta da sombra do grande pinheiro, da maciez e flexibilidade da mostardeira...? É para ver essa grande e acolhedora árvore que existem todas essas pedagogias do crescimento ou do desenvolvimento. É isso que quer oferecer RUAH às pessoas que quiserem experimentar.

Wednesday, October 25, 2006

SABERES, SABEDORIA

Às vezes confundimos estas duas coisas. Achamos que, pelo facto de acumularmos muitos saberes, temos a resposta para todas as questões, sem nos apercebermos que nos faltam, às vezes as respostas para a vida...Essas respostas estão mais do lado da sabedoria. Aquela a que vamos chegando lentamente com as experiências acumuladas, com a interiorização de saberes, encontrando as nossas próprias palavras para dar o nome às coisas, com a aceitação do ritmo e dos sobressaltos da nossa caminhada.
Esta sabedoria, floresce entre os povos primitivos não donos de grandes saberes, mas donos de si próprios e observadores do mundo que os rodeia. Aqui vai uma pérola dessa sabedoria, trazida por Carlos de Castaneda, estudioso dos xamãs, homens sábios, abertos ao Grande Espírito:
"O único caminho aberto a um guerreiro é agir com coerência e sem reservas. A determinado momento, ele sabe o suficiente sobre o procedimento dos guerreiros para agir em conformidade, mas os seus velhos hábitos e rotinas atrapalham-no".
Quem é que ainda não se sentiu atrapalhado pelos "seus velhos hábitos e rotinas"?

Thursday, October 19, 2006

OUVIR É AMAR


"A verdade do outro não está no que ele revela,
mas no que ele não sabe revelar.
Por isso,
se quiser compreendê-lo
não ouça o que diz, mas o que não diz.

Deixe que seja a voz oculta em sua voz
a falar ao ouvido do seu ouvido...

O silêncio
é um dos mistérios do amor".
(Kahlil Gibran)

Saturday, October 14, 2006

OUTONO

Embora o céu se mantenha esplendorosamente azul e as temperaturas dum qualquer dia de verão, a verdade é que estamos no Outono. Senão, olhem para as folhas douradas, amareladas, avermelhadas, desprendendo-se docemente da mãe-árvore com um adeus nostálgico até à Promavera; atentem na serenidade do pôr-do-sol, nas mil tonalidades do céu, nessa hora do sol-poente! Lindo de morrer! Sintam o ar fresquinho da manhã ou do fim da tarde! Gosto do Outono. Costumo tirar mesmo um dia para, como costumo dizer, "ir ver o Outono". Ir por aí, pela serra, pela ruas, pelas florestas e olhar...só olhar, deixando-me impregnar da paz destes dias que vão começando a reduzir as horas de luz. Convite à interioridade, depois da extroversão do verão? Talvez. Para mim, pelo menos é? E para ti querida amiga/o?

Thursday, October 12, 2006

O INSTANTE PRESENTE

Hoje, ao dar a volta às minhas mensagens arquivadas dei com um texto que uma amiguinha da aventura do DESERTO me tinha pedido para colocar no Blog. Desculpa, Carina se só agora...Diz assim:
"Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida, para vivermos apaixonadamente tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa imagem e semelhança, vestirmo-nos com todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que enfrentamos, com toda a disposição de tentar algo novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade, tão fugaz na nossa vida, chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa..."
(Mário Quintana)
E ainda: "Valerá a pena deixar de saltar para dentro da minha vida por medo que alguma tragédia esteja algures escondida, apenas para morrer de velhice sabendo que a tragédia nunca aconteceu"?

Wednesday, October 11, 2006

ORGANIZANDO-SE

Quando uma multiplicidade de tarefas chama por nós, é frequente ficarmos ansiosos sem saber para que lado nos virar. Acontece mesmo perdermos algum tempo passando de uma a outra sem terminar nenhuma. E isso, mais ansiosos nos deixa. "Lá se vai o tempo e eu sem fazer nada..."E, se calhar, ainda nos culpabilizamos. O tempo, de facto, é um bem preciso que "Deus nos dá de graça", costuma dizer-se. Cabe a cada um aproveitá-lo o melhor que pode e sabe, gerindo-o de uma forma sábia e eficaz. Hoje, por exemplo, com várias tarefas à minha frente, parei, comecei por uma, depois outra, mais outra...e, serenamente, o tempo vai decorrendo e as tarefas resolvidas também. Quando olho para trás, dou-me conta de que quase sempre procedi dessa forma. Não adianta correr, enervar-se, ficar ansioso...Aquilo que não fizermos hoje, de certeza que o dia de àmanhã nos dará uma oportunidade para o realizar. Se não der, outro o fará por nós. É também uma questão de desapego...e de saber ser seu próprio dono e senhor, como reza o poema seguinte:
"Aquele que conhece o exterior é erudito, aquele que se conhece a si mesmo é sábio, aquele que conquista os outros é poderoso, aquele que se conquista a si mesmo, é invencível"
(Poeta do séc.VI a.C)

Sunday, October 08, 2006

ABERTURA RUAH

Ontem foi o dia da abertura "formal" das actividades no Espaço Ruah. Foi "casa cheia" de amigos e amigas que buscam interioridade, crescimento evolução. E vamos começar ou continuar devagarinho com a nossa meditação semanal, com o grupo de Reflexão cristã, mensal, com um Grupo de Desenvolvimento Pessoal, com uma Feira da Solidariedade, etc., etc.. Vou aproveitar este Blog para ir comunicando as datas, à medidada que as coisas acontecem.
Se alguma coisa é importante neste mundo é a paz interior que estas e outras actividades nos vão proporcionando. E à medida que a formos experimentando poderemos constactar como se torna realidade em nós aquela frase de Emerson: "Aquilo que és faz tanto barulho que não ouço o que dizes".

Friday, October 06, 2006

METAS

Hoje, apenas esta frase a propósito de ter metas, objectivos:

"Um poder interior me empurra para uma meta e, enquanto ela não for alcançada, sou invulnerável, imbatível...Mas, se não tiver mais metas, bstará uma mosca para mde derrubar".
(Napoleão Bonaparte)

Monday, October 02, 2006

PERFEIÇÃO

Ontem, falava com uma amiga sobre o perfeccionismo de um amigo comum. "Pois, dizia ela, quer tudo muito perfeito e as coisas acabam por não acontecer". Mais tarde, dei comigo a reflectir sobre esta coisa da perfeição, sobre as angústias e ansiedade que isso traz à vida das pessoas. Quantas donas de casa ficam ansiosas atrás do grãozinho de pó que ficou por limpar, agressivas porque tal objecto saiu de tal lugar, e...por aí fora. Somos vítimas de "mandatos" das nossas mães, de modelos da nossa sociedade, provavelmente também de ditos relgiosos, tais como, na espiritualidade judaico-cristã, "sede perfeitos como o Pai é perfeito". E então, entendemos isto como se à nossa frente estivess uma estátua dourada, brilhando em todo o seu esplendor, e nós, cá de longe, lascando a nossa pequenina estátua, ofegantes para chegar lá.
Já entendi a perfeição desse modo. E confesso que ela me trouxe muita angústia, amargura, inflexibilidade, exigência próxima da dureza. Hoje entendo a perfeição de um modo bem mais sereno. Ser perfeito é viver o aqui e agora com inteireza. É isso, é ser "inteiro", aceitando-se com os seus êxitos a fracassos, com o seu positivo e o negativo. A História da Humanidade (e com mais acerto a da Salvação) não é uma história de homens e mulheres perfeitinhos, mas de homens e mulheres que caminham, sem se deter, caindo e levantando-se amando e odiando, querendo e não querendo...mas CONSCIENTES disso.