GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, February 27, 2007

ALEGRIA

"É preciso muito pouco. A alegria está muito próxima. Mora no momento. Perdemos a alegria porque pensamos que ela mora no futuro, depois de algum evento portentoso que mudará a nossa vida".
(Ruben Alves)

"Viver no presente", viver o "aqui e agora", são frases que vamos repetindo sobretudo quando falamos de evolução, de crescimento, de desenvolvimento pessoal...De facto, a grande ciência está na nossa capacidade de vivermos em cheio o momento presente. De um modo geral estamos a fazer uma coisa e a pensar na que temos de fazer a seguir. Eu, neste momento em que me debruço sobre este texto, e ao escrever isto, dei-me conta que estava a pensar na meditação para logo à noite que ainda não está bem preparada. Ao dar-me conta que não estava toda aqui, a minha atenção voltou-se mais concentrada para o que estava afazer. E vou dizendo para mim: só tenho este curtinho momento em que estou a escrever este texto. E de repente vêm-me todos aqueles e aquelas que o irão ler. Eles, elas, merecem toda a minha atenção. Isto, é viver o momento presente, o único que temos. Não quero dizer com isto que vivamos sem projectos, sem objectivos...Só que há também um tempo para os estabelecer e entregar-me também aí, inteiramente ao que faço.
É a esta alegria, que me vem de viver a intensidade do momento, que se refere Ruben Alves. O "serei alegre" ou "serei feliz" quando tiver dinheiro, quando conseguir tal objectivo pode ser gerador de desilusões e frustrações. Por mim, eu quero ser alegre ou feliz agora.

Friday, February 23, 2007

CAMINHANDO

Hoje, abrindo este Blog, reli o poema de Sophia e parei nos dois versos que dizem:
"Apenas sei que caminho como quem
É olhado e amado e conhecido".
Haverá prazer maior do que este de caminhar por este mundo, sentindo que alguém nos olha e nos ama! O nosso desejo maior e mais velhinho é precisamente este. Repetimos à saciedade a expressão "amar e ser amado"... Pelos mais variados caminhos, levamos uma vida inteira à procura disso. E lembramos os momentos felizes da nossa infância em que nos sentimos profundamente amados por aqueles que nos geraram. E é como se, ao voltar a esses momentos, ganhássemos asas. Foi essa experiência de um amor primeiro que ficou em nós e nos permite hoje, por nossa vez, amar o outro, aquele que temos ao nosso lado ou simplesmente se cruza connosco.
Depois, há aqueles que não recordam um único gesto de carinho, de ternura nos anos primeiros da sua existência. Será? E se é verdade, a que fonte vão eles beber essa amor que hoje também sabem irradiar? O nosso SER na sua essência é insondável. E nunca chegaremos ao fundo.
Para ajudar a este aprofundamento do nosso ser, além das actividades já programadas e que têm vindo a ser desenvolvidas no "Espaço Ruah", no próximo dia 11 de Março vamos passar n um filme na linha do "The Secret", mas mais avançado. É uma visão do homem a partir da Física Quântica. Todos os que quiserem serão benvindos. Começará às 15h. O filme tem a duração de cerca de duas horas, mais um tempo de diálogo e debate de ideias. Ainda voltarei a avisar.

Saturday, February 17, 2007

ESCUTO..

Escuto mas não sei
Se o que ouço é silêncio
ou deus.

Escuto sem saber que estou ouvindo
O ressoar das planícies do vazio
Ou a consciência atenta
Que nos confins do universo
Me decifra e fita.

Apenas sei que caminho como quem
É olhado e amado e conhecido
E por isso, em cada gesto ponho
Solenidade e risco.

(Sophia de Mello Breyner)

Wednesday, February 14, 2007

JUNTOS....

Porque hoje é o dia "DOS QUE SE AMAM" (como se esta coisa de amar não fosse de todos os dias!) , fica aqui um poema sobre o amor de Gibran:

Juntos: como o mar

Juntos nasceram, juntos estarão sempre.
Juntos,
quando as asas brancas da morte dissiparem os seus sonhos.
Juntos em silêncio, presentes no espírito de Deus.
Mas abram espaços
e deixem que dancem os ventos dos céus entre vocês.
Amem-se,
mas não façam do amor uma rede:
que ele, para vocês, seja um mar incontrolável
entre cada uma de suas almas.

Farei de minha alma um cofre para a sua,
do meu coração uma morada para a sua beleza
do meu peito um sepulcro para as suas dores.
Amarei você como os prados amam a primavera
e viverei em você a vida de uma flor sob os raios do sol.
Cantarei seu nome como om vale canta o eco dos sinos;
ouvirei a fala da sua alma como a praia ouve a história das ondas.

A música do mar termina sobre a praia
ou no coração de quem a escuta?

(Kahlil Gibran)

Nota: Apanhei este poema em português do Brasil e assim o transcrevi, porque gostei dele nesta sua forma.

Sunday, February 11, 2007

O SOL QUE OUTROS TÊM...

Olá, amigos! Já devem estar a achar que desapareci...Sim, mas apenas por uns dias. Fui visitar o grande sol que alguns têm neste momento, e que nós desejamos para nos aliviarmos um pouco das roupagens em que nos envolvemos. E quantas! Algumas, reais, aquelas que nos protegem do frio. Outras, são aquelas que pretendem proteger-nos de nós mesmos. E essas existem quer sob o frio da nossa terra, quer sob os grandes calores tropicais...O bom é que, cada passo que damos em direcção a nós mesmos, nos vai libertando dessas roupagens e nos vai tornando mais autênticos e, por isso, mais felizes. É essa felicidade, a do encontro permanente consigo próprio, a da presença serena ao aqui e agora, que continuo a desejar para cada um/a dos meus leitores/as.
Entretanto, também tive um problemazito com a entrada no Blog. Estas tecnologias, às vezes, complicam a vida dos "novatos".
E vai este pensamento para o vosso Domingo:
"A atitude mental positiva é ver oportunidades onde outros só põem dificuldades".
(Walter Solama)