GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, August 23, 2007

TEMPO...

Olá, amigos e amigas. Dentro de dias colocarei aqui notícias sobre a reabertura de RUAH, depois deste tempo de férias. Começaremos com a Meditação que penso poderá ser retomada a 11 de Setembro (11 de Setembro! Que vos sugere?).
Mas hoje vou deixar aqui uma reflexão relacioada com o TEMPO. É que as férias também servem para pormos as leituras em dia. E eu encontrei um livrinho muito interessante sobre a forma de utilizar o tempo que li e continuo a ler com muita "devoção". Mais tarde falarei dele. Outra reflexão sobre este tema encontrei-a num daqueles espaços descaracterizados e tempos mortos por onde passei, numa revista muito interessante, "Happy Woman". Aqui deixo algumas dicas:
Dê valor. O tempo é um recurso finito. Por isso não se deve gastá-lo, mas investir nele.
Reflicta. Estar em acção não significa aproveitar bem o tempo. Verifique continuamnete a importância do que está a fazer.
Cerque-se. Tenha a seu lado, na casa e no trabalho, pessoas úteis que possam libertá-la de algumas tarefas.
Ensine. É melhor preparar pessoas para desempenhar tarefas do que fazer tudo sozinha. Ensine a sua empregada a arrumar a casa, a organizar gavetas, a anotar recados.
Escreva. Tarefas perdidas na cabeça só servem para prejudicar o sono. Estudos sobre o tempo indicam que oito minutos no planeamento do dia seguinte resulta numa poupança de uma hora durante o dia e numa noite bem dormida.
Equilibre-se. Faça um balanço de quanto tempo gasta em cada um dos seus papéis: profissional, familiar, conjugal, social, educacional, pessoal. A dedicação excessiva a um deles ou o abandono de outro pode deixá-la frustrada.
Estabeleça metas. Os seus objectivos devem ser revistos em cada três meses. Também deverá verificar se o seu tempo está a ser bem aproveitado, do ponto de vista das metas que definiu.
Planear o prazer. Reserve tempo para poder tomar um banho longo, maquilhar-se com calma, conversar com as amigas, entre outras actividades que lhe dêem prazer.
Termine. Tudo o que ficar mal acabado voltará a incomodá-la. O melhor é fazer os exames pedidos pelo médico, actualizar a agenda e não adiar os consertos domésticos.
Seja realista. Preparae-se para os imprevistos. A análise do uso do tempo por executivos indica que apenas 60 por cento do dia é utilizado em actividades planeadas. Nos outros 40 por cento cabem as interrupções e os imprevistos. Para o evitar, pense no seu dia como se este tivesse apenas metade do tempo.
(Renata Bernhoeft, consulora em gestão do tempo)
Quando nos preparamos para retomar as nossas actividades, ou mesmo continuar, talvez esta reflexão nos ajude a saber utilizar o nosso tempo com sabedoria.

Thursday, August 09, 2007

FLOR DE LÓTUS



Não é um nenúfar, não...É uma flor de lótus chegadinha directamente da Tailândia! Geralmente associamos esta flor ao branco, à pureza, porque ela cresce no meio dos pântanos. Mas brancas, só encontrei fechadas e em ofertas aos deuses, ou melhor, a Buda. Também não sabia que existiam desta cor, rosa.
E pouco mais vos posso enviar. O que gostaria mesmo de deixar aqui era o sorriso sereno daquelas gentes, o seu olhar, a sua gentileza e também um pouco do "peso" daquelas vidas, manifestado num culto carregado de ofertas, de promessas e de manifestações mais ou menos obscurantistas muito semelhantes às que encontramos no Ocidente ao nível duma certa religiosidade popular. Sente-se quanto o Budismo é a alma daquele povo.
E, seja qual for a sua forma, aí está a religião a re-ligar a terra e os céus. Nada nem ninguém pode parar este movimento da nossa fragilidade em busca de auxílio numa força maior.

Monday, August 06, 2007

FÉRIAS

Férias, para uns é apenas deitar-se ao sol, sentir os seus raios quentes, apanhar um pouco de bronze, dormir umas boas sonecas e pouco mais. Para outros, é também aproveitar para ler um bom livro, visitar amigos, procurar um momento de calma e repouso mais espiritual, repor a sua vida em ordem, recarregar baterias (fisicas e espirituais). Sobretudo para estes, fica aqui este texto do nosso Fernando Pessoa, que nos convida a olhar a nossa vida como uma empresa, aliás a nossa maior empresa:
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes.
Mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de
todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de
encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para ouvir uma crítica
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...