GENTE QUE QUER CRESCER

Monday, September 24, 2007

SALMO

Senhor,
o tempo veio sentar-se à porta da minha casa
para ver passar as horas e contar as madrugadas
a partir dos sons e das sombras.
Às sombras chamamos noite
aos sons chamamos dia.

Até que tu chegaste
e, juntos, entramos na mesma casa
das coisas e dos sentidos, para libertar o silêncio
das formas sem alma e dos rostos sem olhar.

A partir da sabedoria e do coração
aprendi a contar os dias,
a descobrir, na tua palavra, a direcção do vento,
e, na tua mão, a segurança da minha.

Ensina-me a não ter pressa de viver;
mas, chegar apenas contigo, ao mesmo tempo
e entender, na erva que ontem morreu,
a eternidade dos sonhos que hoje nascem.

(Manuel Rito Dias)

Wednesday, September 19, 2007

AMIGO

"O amigo autêntico é o que sabe tudo sobre ti e continua a ser teu amigo".
(Kunt D. Coba
E quem não gostaria de ter tal amigo? O amigo que deixa que sigamos o nosso caminho continuando ao nosso lado. O amigo a quem decepcionamos mas lá está sempre, fielmente...O amigo a quem confiamos tudo, as vitórias e as derrotas, as generosidades e as cobardias e que guarda tudo no segredo do seu coração. Sem julgar. Sem se admirar. Aceitando-nos totalmente naquilo que vivemos...
Quem encontrar um amigo asim, por favor, guarde-o no lugar mais quentinho do seu coração. É o bem mais precioso que a vida lhe pode trazer.

Sunday, September 16, 2007

PAZ


"A paz está a cada passo,

O sol brilhante e vermelho é o meu coraçã0.

Cada flor sorri comigo.

Quão verde e quão viçoso tudo cresce.

Quão fresca é a brisa que corre.

Transformando em alegria a jornada sem fim"

(Thich Nhat Hanh)


Vivermos conscienciosamente, abrandarmos o ritmo e apreciarmos cada passo e cada respiração, é o suficiente. A paz já existe a cada passo e, se caminharmos desta forma, dasabrochará, por cada passo que dermos, uma flor sob os nosso pés.
(Thich Nhat Hanh, em Harmonia a cada passo, p.9)

Tuesday, September 04, 2007



"A luz que nos é concedida é tão forte que, mesmo que quisessemos, não poderíamos apagá-la completamente".
(Christian Bobin)
Não está essa luz plasmada na serenidade deste rosto e na timidez confiante deste olhar? Sob um sol escaldante, na tarefa dura da plantação do arroz, a paz, a serenidade, a LUZ, aí estão confirmando o dito acima. Por onde anda a nossa? Acreditamos, de facto, que somos portadores de luz e que ela só espera que a deixemos brilhar?

Sunday, September 02, 2007

RITUAIS

Gosto de rituais. Não daqueles complicados, tipo "cerimónia", em que a gente fica ali à espera que aquilo acabe...Gosto dos rituais simples, marcados pelo significado dos gestos, pela beleza do conjunto, pela leveza, pela graciosidade! E gosto de sentir a vida marcada por rituais. Não o consigo sempre, mas de vez em quando, páro no que estou a fazer e imprimo-lhe um ritmo de "ritual". E a coisa ganha. Pode ser até algo de bem fastidioso ou de penoso, ou simplesmente de menos agradável. Mas, o facto de eu ter mudado a minha atitude interior, muda, de imediato, a carga afectiva do que faço. Não encontro palavras mais sábias para exprimir o que estou a querer dizer do que as que li há dias num livrinho de Anselm Grün, "Ao ritmo do tempo dos monges":
"Os rituais não requerem muito tempo. Posso transformar o decurso de um dia te trabalho normal num ritual, como por exemplo, o levantar-me, o lavar-me, o pequeno almoço, a ida para o trabalho. (...)Os rituais são sempre uma coisa sólida. Agarro em alguma coisa. Acendo uma vela. Faço um gesto. Sento-me para ler um livro. Ou faço silêncio por alguns momentos. Medito. Os rituais dão-me a sensação de que o tempo me pertence. (...) Não é o tempo que me invcade e determina, mas sim eu que o planeio e o cunho".
(Anselm Grün, Ao ritmo do tempo dos monges, Paulina Editora, Prior Velho, 2006)