GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, September 24, 2008

HÁ DIAS...


"Há dias cheios de vento, há dias cheios de raiva, há dias cheios de lágrimas.
Mas depois...
Existem dias cheios de amor, que nos dão a coragem de ir em frente".
(M. Batagglia)

Monday, September 22, 2008

PREM RAWAT

Mais uma semana se abre à nossa frente plena de tarefas, de encontros, de emprevistos... Sim, porque a vida é marcada pelo imprevisto. É importante que nos habituemos a conviver com ele. Quantas vezes marcamos um encontro, uma tarefa...organizamos a nossa agenda e, de um momento para o outro, tudo tem se ser alterado. Há pessoas que convivem muito mal com isso, zangam-se, ficam de mau humor, dão mostras da sua contrariedade. Não vou dizer que seja agradável, e também por vezes reajo assim. Mas, vou aprendendo esta sabedoria da imprevisibilidade, da necessária fexibilidade e disponibilidade para alterar o que tiver de ser alterado e seguir em frente. A sabedoria do nosso povo entendeu isso muito cedo: "O homem põe e Deus dispõe". É isso mesmo. Claro que temos de agendar, prever, calcular. Esse é o nosso trabalho. Outro é o trabalho da vida, o de pôr à prova a nossa paciência e a nossa flexibilidade, fazendo-nos crescer e evoluir a partir daí.
Há dias, dei de caras com um livro que ostentava na capa uma cara conhecida. É um livro com a vida e mensagem de Prem Rawat, intitulado "A Paz É Possível". Ouvi este homem há cerca de dois anos, numa conferencência no sul do Brasil e fiquei fascinada com a sua capacididade de mobilizar multidões, com o seu discurso simples, directo e incisivo. Daí em diante fui visitando o seu site em www.maharaji.net , onde me fui alimentando com bocadinhos dos seus discursos. Por isso fiquei feliz, quando encontrei este livro. Prem Rawat é um activista da paz, conhecido mundialmente, não por organizar eventos em favor da paz, mas por proclamar que a PAZ ESTÁ DENTRO DE CADA UM e que cada um pode encontrá-la aí, no seu interior. Se todas as pessoas estiverem em paz, o mundo terá paz, esta é a sua filosofia. Incontestável.
Deixo-vos com uma frase de um dos seus discursos que lia esta manhã: "Vocês olham para o meu corpo, mas eu não sou apenas o meu corpo. Depois de conhecer a força que existe dentro deste corpo, não preciso de conhecer mais nada, Tal como eu, também vocês têm esse corpo maravilhoso. Não o desperdicem". (Discurso proferido em Dehradun, Índia, quan Prem Rawat tinha apenas oito anos).

Wednesday, September 17, 2008

Hoje, leio na página do meu calendário correspondente a este mês de Setembro: "OS DIAS PRÓSPEROS NÃO VÊM POR ACASO. SÃO GRANGEADOS COMO AS SEARAS, COM MUITA FADIGA E COM MUITOS INTERVALOS DE DESALENTO".(Camilo Castelo Branco)
Às vezes somos levados a pensar que só os outros é que têm sorte, os outros é que são inteligentes, e esquecemo-nos deste "pormenor" do trabalho, do esforço, da persistência. Cansamo-nos depressa e demoramos a recomeçar, a insistir. Os grandes génios não chegaram às suas invenções ao fim de uma ou duas tentativas. Repetiram-nas à exaustão. Uma vez disseram a Edison, o inventor da lâmpada eléctrica: "Pàra com isso, já experimentastes mil vezes a lâmpada e isso não funciona..."Não, respondeu Edison, eu aprendi mil vezes como falhar".
É isso, todas as tentativas que não dão certas, são experiência. No fim, vai haver uma que vai dar certo. O segredo: PERSISTÊNCIA, constância. Que tal experimentarmos isso ao longo desta semana nas mais pequenas coisas do dia-a-dia?

Saturday, September 13, 2008

MISTÉRIO

Hoje, lia num dos jornais do dia, uma frase que me diexou a pensar: "A experiência mais bela que podemos viver é o mistério, fonte de toda a verdadeira arte e de toda a verdadeira ciência" (Albert Einstein).
Quando pensamos que esta frase foi dita por um dos grandes génios da humanidade, ficamos ainda mais agradecidos. Um génio da ciência reconhece, na experiência do mistério, a experiência mais bela. Creio que Einstein se deparava em permanência com esta realidade do mistério quando contemplava as partículas nas suas infinitas combinações, na sua imprevisibilidade...Um grande cientista tem de ser forçosamente um prescrutador do mistério.
E o que o mistério? Pois é isso mesmo...é o nosso limite, por assim dizer. É algo para além do qual não vemos nem entendemos nada. É algo que nos faz sentir a pequenez da nossa finitude, mas, ao mesmo tempo a grandeza da nossa condição. É o inexplicável que, ao mesmo tempo, nos fascina e nos faz cair em adoração. O mistério está aí, ao nosso alcance. No olhar da criança ou do idoso, no rosto do simples transeunte com quem nos cruzamos, no bramido do mar, na paz da natureza...no íntimo do meu coração se aí encontro lugar para o silêncio e a escuta.

Tuesday, September 09, 2008

PÔR-DO-SOL

A poesia do pôr~do~sol! A paz que dimana desse momento em que o sol desce lentamente no horizonte e parte, rumo a outras terras. É a vez de elas serem também iluminadas.
Tive ocasião de ver e fotografar muitos pôr-do-sol na semana passada, numa viagem ao berço da Humanidade e da civilização judaico-cristã. Alguns, em pleno deserto. A iluminar a cidade, fotografei o nascer do sol. O lento elevar do astro-rei iluminando os minaretes, as casas, os jardins...É também um momento especial. É o retomar da vida. Gosto de contemplar este dois momnetos entre os quias vão decorrendo a grande parte das nossas actividades!
Durante esta curta viagem fui lendo um livrinho que encontrei recentemente, "A SAGA de um PENSADOR" de Augusto Cury, que recomendo vivamente. É da Pergaminho. Já nas últimas paginas lia: "Quem tem uma estrela no seu interior, não precisa da luz do sol para se guiar". Gostei e concordo plenamente com o autor. Encontrar a estrela dentro de nós é encontrar o NOSSO CAMINHO. E não há ninguém que possa fazer isso por nós. Os outros podem dar-nos dicas, podem ajudar a colocar uma ou outra seta, mas só isso. O trabalho é de cada um. Por onde anda a nossa estrela? Desejo vivamente que cada um a encontre, porque cada um PODE encontrá-la. Ela está lá...à nossa espera.