GENTE QUE QUER CRESCER

Monday, December 29, 2008

BOM ANO



Aí está, já bem pertinho, um NOVO ANO carregado de esperanças, de sonhos, mas também de algumas sombras e nuvens. Os males do mundo, os nosso próprios males não cessam pelo facto de mudarmos de ano. Mas nós, cada um de nós, pode mudar. E se não pode mudar o mundo, pode, pelo menos, mudar a forma como olha para ele...Normalmente, temos mais tendência em olhar para as sombras e os obstáculos que se levantam aqui e acolá, do que para o SOL que cada manhã teima em nos iluminar com um luz sempre nova. Cada manhã é uma nova esperança que se abre na nossa vida. Em cada acordar só temos de olhar para cada uma das horas do noso dia e vivê-las, uma de cada vez, como se cada uma fosse a última. E CREDITAR. Acreditar que o amanhã vai ser melhor. Que a nossa vida vai ser melhor, que caminhamos para um mundo melhor. Mesmo se muita coisa teima em nos fazer desacreditar.
Há pouco, ouvi no noticiário que este ano vai ter mais um segundo. Porque o movimento da Terra se está a tornar mais lento, parece. Um segundo é uma respiração. Pus-me a contar e nem é uma respiração completa. É apenas o tempo de uma inspiração ou de uma expiração. No entanto, foi notícia. É comum dizer-se que a nossa vida é um sopro. De facto, num segundo a nossa respiração pode cessar e, com ela, a nossa vida.
Um fim de ano pode ser um tempo favorável para pensarmos um pouco na brevidade desta vida que nos é dada, e que muitas vezes malbaratamos de qualquer jeito. Tempo de nos ligarmos mais ao ESSENCIAL da vida. Àquilo que nos faz felizes. Aos nossos SONHOS e à necessidade de fazermos algo para os realizarmos.
Ontem lia: "Uma das coisas mais importantes da vida não é saber onde estamos, mas em que direcção estamos indo".
Pois, que no início deste Novo Ano, cada um de nós saiba para onde está indo.

Friday, December 19, 2008

NATAL

Tenho andado um tanto "distante" do meu Blog. Às vezes, tenho a impressão de estar a entrar no corre-corre normal na maioria das pessoas, sobretudo nesta época. Desejo outra coisa para a minha vida e vêm já uns dias de paragem. Preciso deles em absoluto. Não tem sido tanto a azáfama das compras, mas outros acontecimentos que tornaram a minha vida um tanto ocupada nestes últimos tempos.
Mas, agora estou aqui, comigo e com os meus leitores. Faz-me bem sentar-me calmamente, abrir o computador e colocar-me face a esta página em branco. Faz-me voltar para dentro, para esse lugar de mim onde só eu entro. Eu e quem eu autorizo.
E hoje vem-me à mente todo esse mundo, cristão ou não, que celebra o acontecimento central da história, que foi o nascimento de Jesus. Quer acreditemos ou não na sua divindade, todos admitimos que foi um Ser excepcional, como nunca houve. Que a sua forma de viver e de se relacionar com os outros é um caminho seguro para a felicidade. Por isso todos O celebramos e muitos o tomamos como modelo de vida.
Mas hoje o Natal já passou para além da comemoração deste nascimento especial, e talvez por causa dele. Hoje, o Natal tornou-se numa onda de amor e de solidariedade impensável em qualquer outra época do ano. E os votos de Paz e Amor repetam-se sem cessar. E "que seja Natal cada um dos dias do Novo Ano"! São votos repetidos vezes sem conta.
Pois é também o que eu desejo para todos quantos me lerem, para todos os que estão mais sós, para todos quantos não têm quem lhes deseje um Feliz Natal. O meu coração, hoje repleto de amor, abraça a todos e cada um no coração desse MENINO que veio até nós de uma forma tão singela e peculiar. PAZ E AMOR.