GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, October 29, 2009

ROTINA

Mais um dia daquela "rotina" diária que, para alguns é tremendamente fastidiosa e cansativa. Levantar, repetir os gestos de todos os dias, ir para o trabalho, repetir ainda mais ou menos o que fiz no dia anterior, voltar para casa, encontrar os mesmos lugares, os mesmos rostos... Tudo isto tem, de facto, algo de cansativo. Como seres humanos, precisamos de novidade, de renovação, de variedade.
No entanto, esse ram-ram diário só é rotina se assim o quisermos. É a cada um que compete insuflar vida e variedade naquilo que faz. Há sempre formas de inovar, desde que coloquemos alma, espírito no que fazemos. Um dia, num ginásio que frequentava, um professor volta-se para mim e diz-me: "Você tem alma!". Queria ele dizer que eu colocava alma naquilo que estava a fazer. Não fazia os exercícios apenas porque eram pedidos. Penso que quebrar a rotina é mesmo isso: é colocar alma no que fazemos.
Para quem vai criando hábitos de meditação, fica aqui uma sugestão para uns minutos de silêncio (que ajudam a colocar alma na rotina):
Antes de sair para o trabalho abra a janela da sua casa e olhe o céu, a paisagem em frente e contemple-a por uns minutos. Se não encontra, face a essa janela uma linda paisagem, um lindo céu, feche os olhos e deixe a sua imaginação voar e criar a mais linda paisagem da sua vida. Agora imaginE que numa das árvores dessa paisagem pousa uma pomba branca que traz no bico uma mensagem para si. Pegue nela, abra-a e leia o que está escrito. Talvez seja o que precisa para o seu dia.
Respire profundamente e abra os olhos.
E vá relaxadamente para o seu dia.

Tuesday, October 20, 2009


PASSADO

Se recordo quem fui, outrem me vejo,
E o passado é o presente na lembrança.
Quem fui é alguém que amo
Porém somente em sonho.
E a saudade que me aflige a mente
Não é de mim nem do passado visto,
Senão de quem habito
Por trás dos olhos cegos.
Nada, senão o instante, me conhece.
Minha mesma lembrança é nada, e sinto
Que quem sou eu e quem fui
São sonhos diferentes.

Odes/ Ricardo Reis

Tuesday, October 13, 2009

MEDITAÇÃO

NA minha última postagem falei de "recomeço". E, nesta onde de recomeços, vamos inciar as nossas meditações e outras actividades afins. Recomeçaremos precisamente àmanhã com um ritmo semanal ou quinzenal, dependendo das pessoas, e de outras actividades. Amanhã será uma primeira sessão de acertar agulhas, de nos debruçarmos sobre o que queremos. Os consensos nem sempre são fáceis, mas há sempre a possibilidade deum entendimento.
É uma constante do meu Blog o apelo ao silêncio e à interioridade. A MEDITAÇAO é o espaço ideal para treinar isso. Vamos-nos cansando de barulhos, de activismos, e de conversas mais ou menos supérfluas e banais. Por isso, CADA VEZ SÃO MAIS NECESSÁRIOS ESTES ESPAÇOS-TEMPOS que nos permitam a paragem para descermos até à nossa fonte interior e aí encontrar a VIDA que nos ajude a avançar em direcção à felicidade que procuramos.

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade é-me revelada" (Einstein)