GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, January 20, 2010

O CENTRO

"Quando a pessoa ocupa o lugar que lhe corresponde, todas as coisas à sua volta se ordenam. Quando mudamos a disposição do mundo interior, como por magia, o mundo exterior muda. Basta não desprezar ninguém, não usurpar o lugar de ninguém, para encontrar o nosso próprio lugar e facilitar que aqueles que se encontram à nossa volta ocupem o seu. É suficiente fazer o vazio, soltar as rédeas, renunciar, para chegar ao SER. Na total entrega, triunfa o SER. Ao morrer para aquilo que se não é, nasce o SER. São esses os paradoxos do "caminho". Entra-se nele pela porta da fluidez, pela graça da simplicidade, pela abertura da humildade. A porta é interior e a sua chave secreta está no coração". (n Jorge Carvajal, em "Por los senderos del alma").
Gosto muito desde autor pela profundidade dos seus escritos. Um médico-curador que se ocupa sobretudo e essencialmente da alma, do SER, como neste texto. É a esse encontro com o mais essencial de nós próprios que nos quer conduzir a meditação.
Para esta semana sugiro uma meditação de "limpeza". O nosso corpo vai retendo muitas toxinas. Isso porque o sistema linfático nem sempre consegue remover todo o lixo que guardamos, decorrente dos nossos pensamentos e das nossas emoções negativas, como medos, raiva, inveja e, principalmente expectativas.
Uma forma eficiente de remover essas toxinas é praticar diariamente exercícios mentais de limpeza como o que se segue:
Sente-se descontraidamente e relaxe. Olhe fixamente para a imagem de um anjo (se não tiver essa imagem, visualize-a, imaginando-a), por alguns segundos. Imagine esse anjo com uma espada de luz violeta na mão. Respire uma vez profundamente. Veja e sinta o anjo passar suavemente a sua espada de luz ao redor do seu corpo eliminando todas as toxinas que impedem o seu triunfo. Fique aí, sentindo esta limpeza profunda. Respire mais uma vez e abra os olhos"