GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, September 16, 2010

PENSAMENTOS

Hoje, apetece-me registar alguns pensamentos que fui lendo em papéis ou livros que ia encontrando, que me tocaram e ajudaram a energizar a minha vida.
"Dá-me ainda um pouco de tempo; quero, como ninguém, as coisas amar"
(Rainer Maria Rilke)
"A atitude é tudo. As coisas que te acontecem são menos importantes do que aquilo que acontece dentro de ti. Há duas forças a trabalhar à tua volta, uma exterior e outra interior. Temos muito pouco controlo sobre as forças exteriores, como furacões, terramotos, desastres, doenças, sofrimentos... Mas, o que realmente importa é a forma como reagimos face a essas forças. E sobre isso, podemos ter o controlo total...ou quase.
Ninguém neste mundo te pode magoar a não ser que aceites ser magoado. O problema não está nas outras pessoas, mas na tua relação com elas.
Não podes controlar sempre as circunstância, mas podes controlar os teus pensamentos".

Friday, September 10, 2010

ETTY Hilesum

Não se alguns dos meus leitores conhece Etty Hilesum... Trata-se de uma jovem filósofa holandesa, judia, que escreve um Diário entre 1941-1943, quando tinha apenas 27 anos de idade. Depois de um trabalho imenso com os judeus que iam sendo deportados para a Polónia, ela própria e toda a sua família são também metidos num dos comboios que se dirigem para os campos de concentração do Leste. Morre em Auschwitz sem ter feito trinta anos.
Quiseram as malhas da vida que se salvasse o seu Diário e as suas Cartas escritas do campo holandês onde os judeus esperavam o transporte para Leste. São escritos de uma beleza literária espiritual e humana, incomparável. Há nesta mulher uma força de viver e uma busca espiritual que surprendem! Estes seus escritos estão, há já alguns anos, a serem analisados e estudados em centros europeus.
Por estes dias, lia uma das suas últimas Cartas, em que Etty descreve para os amigos a vida cheia de sofrimento, de carências de todo o género e de angústia dos habitantes do campo - aquilo a que hoje chamariamos um capo de desalojados.
Nesse mesmo dia, aparecia António Guterres e um dos nossos jornalista, num dos maiores campos de desalojados da Etiópia, um campo com uma população igual à população do nosso país.
Claro que aproximei os dois campos a uma distância de 60 anos. E pensei: esta humanidade não aprende nada da História. Ontem como hoje, são sempre os mais fracos a pagar as consequências dos jogos de poder e de ambição dos mais fortes. Como continuamos nós, no meio de tanto progresso, a parmitir que seres humanos continuem a viver em desumanidade?

Tuesday, September 07, 2010

"Eu faço o que me é próprio e tu fazes o que é próprio.
Não estou neste mundo para satisfazer as tuas expectativas,
e tu não estás neste mundo para satisfazer as minhas.
Tu és tu e eu sou eu.
E se, eventualmente nos encontramos, é maravilhoso.
Se não, não tem remédio".
Fritz Perls

Neste nosso mundo de relações tão marcadas, na sua maioria, pela dependência, pelas expectativas de uns sobre os outros, esta frase vem mesmo a calhar. Com outras palavras, Perls diz aquilo que eu costumo dizer muitas vezes em situações de cura e harmonia de relações: "Uma relação está sã e faz-me crescer, quando eu posso dizer do coração: sinto-me maravilhosamente quando estás presente, mas, se estiveres ausente, também estou bem. E, acrescentaria: se partires não é o fim do mundo".