GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, May 15, 2011

MEDITAÇÃO

Há meia dúzia de anos tive o privilégio de conhecer um orador indiano que arrasta multidões com os seus discursos e que é capaz de por um estádio repleto de a meditar, simplesmente respirando. Chama-se este "guru" indiano Prem Rawat. Depois, chegou-me às mãos um livro sobre a sua vida e obra "A Paz é Possível" de Andrea Cagan. Não sei a propósito de quê, ontem lembrei-me dele, fui buscar o livro e reli algumas das suas ideias simples mas poderosas.
"Os humanos são como lâmpadas apagadas que precisam de ser acesas. Se desejamos a paz para o mundo, não é pelo mundo que devemos começar. Devemos começar pelo indivíduo. São as pessoas que precisam de paz, não os corvos, os macacos ou as girafas. Somos nós que ansiamos pela paz. Somos nós que precisamos de paz nas nossas vidas". (Em "A Paz é Possível", p. 345)
E Prem Rawat continua a falar sobre esta necessidade vital de paz, em discursos pronunciados nos mais diversos países e para os mais diversos públicos.
Querendo meditar um pouco com palavras deste guru é só activar o link "maharaji" deste blog.

Thursday, May 05, 2011

SAUDADES...SAUDOSISMO

Falando ainda de viagens, vêm-me à mente alguns locais por onde passei. Também eu podia fazer o meu diário de viagens...Lembro-me particularmente de Moçambique. Não fui em viagem, mas trabalhei lá uns bons anos da minha vida. A África marca qualquer um que por ela passe com o coração. Em Moçambique, eu trabalhei muito, amei muito, sofri muito...Foi muito de tudo, porque tudo é muito intenso nesta terra cheia de mistério...É intenso o sol, o verde, o mar, a beleza e a vida. Passa pelo meu espírito o mar de Vilanculos, do Tofo, de Zavala e tantos outras...Praias quentes, virgens...de gente, de casas, de tudo. Apenas nós, os palmares e o mar...É impossível que toda esta intensidade não nos prenda. Lembro estas terras, não com saudosismo, mas com gratidão pelo que delas recebi. Eu seria diferente se não tivesse passado por lá. Fica em nós uma marca que nos acompanha para a vida. Sofro quand vejo este continente tão rico e de gentes tão generosas, tão esquecido e por vezes maltratado pelos grandes das Nações. Até quando África esperará para ocupar um lugar ao sol entre os grandes do mundo?

Wednesday, May 04, 2011

VIAGENS



Acabei de ler um livro de Gonçalo Cadilhe, 1km de cada vez. O Gonçalo não passa pelos lugares. Fica nos lugares o tempo necessário para conhecer por dentro não só o lugar mas as gentes, os costumes, as formas de viver. O Gonçalo define-se a si próprio como viajante que diferencia de turista. Sintonizo perfeitamente com ele. Gosto de viajar e, quando viajo também me sinto viajante, não turista. Estive há pouco nas ilhas de Cabo Verde (visitei apenas três). Antes de ir, toda a gente me falava dos hotéis, das praias...De facto, foi o que menos me interessou. Mas adorei dar a volta às ilhas, perceber como as pessoas vivem, as suas dificuldades, a sua forma de estar, a simpatia com que nos olham apesar da dureza do seu dia-a-dia, cultivando nacos de terra de difícil acesso situados entre as montanhas...Recebo tanto de todas essa gente que vou conhecendo quando viajo!...Para mim viajar é conhecer, é alargar os horizontes, é perceber a diferença, é alargar o coração à dimensão do mundo.