GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, September 29, 2011

AMOR

Para este dia:

"Se perder o amor...não se perca! Se o achar...segure-o. Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais...é nada". (Fernando Pessoa)

Labels:

Thursday, September 22, 2011

DECISÕES

Até que te comprometas com algo, existirá a hesitação, a oportunidade de retroceder, existirá sempre a ineficácia. Relacionada com todos os actos de iniciativa (e criação), existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata incontáveis ideias e esplêndidos planos: No momento em que te comprometes definitivamente, a providência também se movimenta e toda a espécie de coisas acontece para ajudar, coisas que, de outra forma, não teriam ocorrido. Um torvelinho de acontecimentos ocorre após a decisão, levantando a seu favor todos os incidentes, encontros e assistência material imprevistos, àcerca dos quais nenhum homem poderia ter sonhado que viriam dessa maneira.
Aprendi a ter grande respeito pelos versos de Goethe: "Seja lá o que possas fazer ou sonhar que podes fazer, começa. A ousadia tem génio, força e magia em si mesma".
W.H. Murray

A PNL também afirma isso mesmo. A decisão tem um dinamismo próprio que faz avançar mesmo sem eu me preocupar demasiado com isso. É como se todas as forças do Univcerso se conjugassem para me ajudar. Por isso eu digo sempre que tomar decisões é evoluir.

Monday, September 19, 2011

FLAMINGOS

Andam por aí flamingos. É só chegar à  minha  janela  e lá estão eles. A maior  parte do tempo andam na pescaria, de pescoço enfiado na água. Depois levantam o pescoço comprido e ficam a observar. Esticam-se ao sol, soltam um voo e regressam à sua faina de apanhar o seu "pão de cada dia".  Parece que até as gaivotas desapareceram para lhes ceder o lugar.É como se dissessem, "é a vossa vez de desfrutar deste espaço abençoado". Delicio-me a contemplar a vastidão desta Ria e os seres que a vão povoando. E dou graças à vida por me proporcionar esta beleza mesmo em frente às minhas janelas.
O ar já se torna fresco. O Outono não tarda aí. Mas o sol continua a iluminar a paisagem. Somos um país de muito sol e talvez nem sempre  saibamos apreciar isso. Devíamos ser mais alegres, mais extrovertidos, menos adeptos do "fado" e dos lamentos que tantas vezes nos corroem a alma. Lamentos por  aquilo  que  muitas vezes nem chega a acontecer . Ou que acontece   apenas na nossa imaginação, como tão bem diz Fernando Pessoa:
"Há angústias sonhadas mais reais
Que as que a vida nos traz, há sensações
Sentidas só com imaginá-las
Que são mais nossas do que a própria vida".
Muitas vezes apetece-me perguntar: "Por que nos pre-ocupamos tanto?" Por que não deixamos a vida correr serenamente e esperar por aquilo que ela nos vai trazendo. É que, "a cada dia basta a sua pena".

Labels:

Friday, September 16, 2011

MEDITAÇÃO



Por vários motivos, há muito tempo que não escrevo neste meu Blog. Hoje decidi-me a reactivá-lo. E partilho convosco uma conversa que tive com um amigo, que acaba de fazer uma longa experiência de meditação. Os resultados são aqueles que tantas vezes vemos nos livros, e nos quais acreditamos mais ou menos...É que é preciso experimentar! É sentir a paz, a tranquilidade, a clarividência, a criatividade, o dinamismo tudo isto acrescido de benefícios imensos a nível corporal. O nosso corpo fica como se fosse novo, "novinho em folha". O domínio sobre a mente e o corpo são incomparáveis! Acabamos por descobrir, comentava eu com o meu amigo, que "TUDO ESTÁ DENTRO DE NÓS". É verdade, tudo está dentro de nós. Quando nos limitamos a passear nas zonas mais superficiais do nosso EU, nunca chegamos a conhecer a imensa potencialidade que nos habita. Somos capazes de tanta coisa!
Também recebi uma mensagem de uma amiga, falando das dificuldades que está a sentir neste momento, dizendo, "não sei se vou ter forças". "Claro que vais ter forças", respondi. Quando olhamos para os momentos difícieis da nossa vida, perguntamo-nos muitas vezes, como conseguimos... Pois, conseguimos forças, porque elas são inesgotáveis em nós. O nosso EU PROFUNDO é como uma fonte, donde corre sempre água. E é só essa água que pode matar a nossa sede.

Sunday, September 11, 2011

PROBLEMA

"Se um problema tem solução não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução"
(Provébio chinês)
Comentários...para quê?

Labels: