GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, October 26, 2011

AQUI E AGORA

Tenho vinda a seguir, desde início de Outubro, como ajuda a uma tese de doutoramento, um programa de Desenvolvimento Pessoal intitulado "Programa de Redução do Stress e Desenvolvimento Emocional". Úm um trabalho exigente que aposta precisamente na atenção plena ao que fazemos e na meditação. Lemos imenso coisa sobre a necessidade de estarmos totalmente presentes no que fazemos em vez de deixar a mente vaguear entre o passado e o futuro. Mas praticar isso no dia a dia é, de facto, muito exigente. Mas é também libertador. A experiência tem sido gratificante pela paz e serenidade que proporciona. É também uma libertação do espírito para tanta coisa que, de outro modo, não caberia nos nossos planos do dia a dia. É, paradoxalmente, uma economia de tempo e um alargar de tempo. De facto, eu que muitas vezes não encontrava horas para fazer o meu tempo habitual de meditação diária, agora encontro-o e tenho tempo para tudo o resto. Como digo muitas vezes: é tudo uma questão de determinação e de prioridades na nossa vida.

Saturday, October 15, 2011

MEDITANDO...

Quando se fala em meditação, muitas pessoas assustam-se. Não sabem bem o que isso é, também não se preocupam em se informar, embora a Net esteja cheia de páginas sobre o assunto, ou então têm receio de que se trate de qualquer coisa ligada ao religioso ou ao esotério e que é melhor não se aventurar por aí... Embora em muitos países haja grandes grupos de meditantes nas suas diversas expressões, entre nós os poucos grupos que conseguem formar-se são, de um modo geral, de dimensão reduzida.
Também há os cépticos da meditação, aqueles que, sabendo até do que se trata, não acreditam nos seus resultados e acham que é uma perda de tempo. Se ousassem experimentar, talvez mudassem de opinião.
Sou uma praticante mais ou menos regular da meditação, já lá vão mais de 20 anos. E, como tenho sentido os seus efeitos na minha vida, não perco uma oportunidade de a aconselhar a quantos desejam ter uma vida mais serena e equilibrada.
Alguns, também não sabem como começar. Para esses em especial, ficam aqui algumas dicas, porque meditar é a coisa mais simples do mundo:
  1. Procure encontrar um tempo do seu dia em que possa ficar totalmente entregue a si, sem alguém que a/o perturbe, por perto.
  2. Sente-se tranquilamente. Tome consciência do seu corpo, primeiro na sua totalidade, depois de cada uma das partes que o compõem...
  3. Sem pressa, vá-se aproximando da sua respiração. Sem forçar nada. A respiração está sempre aí, não foge. Tome consciência de que está a respirar. Pode começar por fazer 2-3 respirações profundas (ventral ou diafragmática), e depois deixe a respiração ao seu ritmo normal.
  4. Continue, simplesmente, atento/a à sua respiração. A mente, que trabalha continuamente, vai importunar. Não entre em guerra com ela. Deixe-a andar...e, cada vez que tomar consciência de que ela está noutro sítio, volte naturalmente e sem pressa à respiração. Termine com 2-3 respirações profundas.
  5. Comece por 10-15 minutos e tente manter a regularidade. Em princípio, ao fim de 21 dias, o hábito estará implementado. Se a experiência foi boa vá alargando o tempo até aos 20-30 minutos e, se possível,  duas vezes por dia.
  6. Ao fim de algum tempo, ou de vez em quando, faça uma avaliação. Como se sente? O que mudou em si?
Como vê, não é complicado. Complicado é, tomar a decisão, com determinação, de parar e consagrar algum tempo para si!  Já Einstein dizia: "Pensei 99 vezes e não descobri nada; fiz silêncio um minuto e a solução veio".

Nota: Este é apenas um método de meditação, que, pessoalmente, considero muito simples. Há vários outros métodos que recorrem a mantras ou a visualizações

Labels: