GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, November 24, 2006

PAZ

Lentamente vai chegando aquele tempo bonito em que toda a gentez deseja PAZ a toda a gente. Desde o canto do "Glória a Deus nas alturas e PAZ na terra aos homens...", até aos nossos votos e desejos que vamos endereçando e deixando cair por aqui e por acolá, tudo fala e canta a PAZ. E ainda bem que há uma época do ano, seja por que motivo for, em que deixamos de lado as nossas divisões e conflitos, para nos abrirmos ao GRANDE AMOR UNIVERSAL, que se manifesta em comunhão com todo o ser criado. Talvez seja também o momento para olharmos para a paz que trazemos ou não trazemos dentros de nós. Estamos em Paz? De que é feita a nossa Paz? O meu corpo está em paz? A minha mente está em Paz? As minhas emoções estão em paz? Se a nossa resposta for negativa ou não for tão positiva quanto gostaríamos, o que podemos fazer para nos pacificarmos?
Tenho andado a ler um livro do mexicano Jorge Carvajal, que ainda não está em português e que é uma verdadeira pérola de sabedoria. Deixo-vos aqui, em tradução livre, uma dessas pequenins pérolas:
"Está em paz aquele que não carrega com o passado. Paz, é deixar passar, sem nenhuma resistência, é permitir que a lição dos acontecimentos seja a única coisa que resta do passado no presente (...) É dizer não quando tivermos de nos afirmar numa negação, é deixar sair o que guarda o coração para que não se retenha e não se corrompa a corrente do amor (...) A paz é flexível, tolerante, fluída, vulnerável. É feita de aceitação que é não-resistência activa ou não-violenta (...) Paz acontece quando aprendemos a escutar. Quando assuminos a atitude de aprendiz e fazemos de cada acontecimento um mestre".
(Jorge Carvajal, in Por los senderos del alma)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home