GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, July 10, 2009

FIM-DE-SEMANA

Pois, aí está mais um fim-de-semana à porta. Em tempo de Verão, a praia, o sol, a montanha, chamam por nós. Também há as FESTAS. E festas de todo o género: desde os casamentos, baptizados e outros, até aos mais variados festivais que vão acontecendo mais ou menos por toda a parte e às festas populares, uma quase para cada Domingo. Na nossa vida, há uma necessidade invencível de quebrar a rotina do quotidiano e, para isso, inventamos as festas e as celebrações. É bom, ajuda a conduzir com mais leveza uma vida que, por vezes, tem períodos e acontecimentos bastante pesados.
Também um fim-de-semana pode ser uma ocasião de fazer um pouco de silêncio. Ocasião para olhar para dentro, para a nossa interioridade e descobrir aí o essencial da vida: os valores que nos vão orientando, o sentido da nossa caminhada, o porquê da nossa luta quotidiana, porquê, e para quem vivemos...
Nesse sentido, aí vai uma sugestão:
Arranje um momento de silêncio. Sem o barulho da televisão ou do radio, sem máquinas a funcionar. Consiga fazer o máximo de silêncio que puder. Se ao princípio for difícil, insista um pouco. Encha-se de paciência e...espere. Para facilitar, pode centrar-se na sua respiração, por uma música suave, e deixar-se levar. Comece por cinco minutos e depois vá aumentando. Verá que vai sendo cada vez mais fácil. E constatará quanta paz e serenidade pode encontrar nesta prática tão simples.
Outra boa sugestão é exercitar a serenidade e calma nas filas de trânsito ou nas filas do supermercado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home