GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, September 22, 2004

PERCURSOS

Para cada um de nós, cada trajectória
de procura pessoal dispõe de um lugar no
espaço-tempo do universo.
Cada existência tem um papel
a desempenhar na grande coreografia
cósmica da história humana.
Cada percurso de vida, suspenso
entre a terra e o céu, desenha
as suas voltas e os seus arabescos,
os seus regressos ou os seus movimentos
de circunvalação, submetido que está
a grandes aspirações contraditórias
entre ancoragem e enraizamento,
impulso ou erguer em voo.
As nossas errâncias oscilam entre expansão
para os outros e regresso, desdobramento
ou recolhimento sobre si mesmo.
Nós procuramo-nos através de saltos
sucessivos, três passos para a frente e
por vezes dois atrás, quando não é
necessário dar um salto para o lado.
A busca sem fim do melhor de si, move-se
no enclave de liberdade que se oferece
a cada um entre dívida e confiança,
alívio e autonomia, na fronteira do definido
e do indefinido, do passado e do futuro,
entre o oriente e o ocidente de cada ser.

(SALOMÉ, Jaques - A coragem de ser autêntico, ed.Ésquilo, Lisboa 2003, 5ªedição)

1 Comments:

  • At 3:52 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    No início de mais um dia centro-me no PERCURSO da minha vida...No de ontem, no de hoje, (entenda-se passado, presente), e percebo quanto o dia de hoje, o preciso momento que estou a viver, é dependente das minhas escolhas, dos meus passos para a frente, para trás e, às vezes, para o lado, sempre numa tentativa de acertar. De acertar com quê exactamente? Com o caminho da FELICIDADE. E tenho vindo a perceber cada vez com mais evidência que esse caminho é o caminho para mim mesma.Que, longe de ser egoismo, é, paradoxalmente, o melhor e talvez único caminho que me conduz aos outros de uma forma serena, construtiva e altruista.

     

Post a Comment

<< Home