GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, October 01, 2005

ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE 2

Conforme prometi, aqui vai a segunda parte do texto da Maria José Costa Félix:
"Ama e faz o que quiseres". Há quem diga que são tempos dificeis, estes em que vivemos. Há, porém, um sentido para o caminho que nos compete percorrer - o único por onde cada um poderá descobrir a luz e o amor sem fim. Para avançarmos, temos, por vezes, de nos sentir sozinhos, desacompanhados, inseguros, incompreendidos, injustiçados...Sempre que recusamos enfrentar essas dificuldades, ficamos retidos num buraco em vez de avançar. E há quem, durante toda a sua vida, opte por não reparar como esse buraco se vai alargando.
Durante um período de tempo - que, no entanto acaba sempre por chegar ao fim - talvez consigamos viver convencidos de que nos bastam o brilho ilusório e os relacionamentos artificiais que a matéria proporciona. Contudo, no decorrer da vida terena há sempre momentos em que nos aparece pela frente o buraco que fomos construindo ao afastar-nos do que somos ao nível da essência.
Onde está o poder, a glória, a riqueza que julgávamos ter conquistado? Onde estão aqueles que, porque nos adulavam, considerávamos amigos? Por muito que os tenhamos negado, esses momentos em que a batota deixa de nos ser permitida, sentimos que a única coisa que, na realidade temos, é um grande vazio.
Há quem opte por se convencer de que viver na ilusão é quanto basta para ser feliz e gaste todas as suas energias para evitar esses momentos de verdade. E, apenas no derradeiro instante - o da sua morte - sente, no fundo de si mesmo, a inutilidade de todas as guerras e vitórias, todos os sucessos e ganhos no campo material. Quem tenha posto, priotitariamente aí o seu coração apercebe-se, nessa altura de que se esqueceu do mais importante: de amar. E, perdeu a sua vida.
A continuar...

1 Comments:

  • At 2:50 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Fico muito feliz por reencontrar os comentários da Manuela, sempre ricos e cheios de simbolismos, de metáforas...de vida que se quer dizer. E gosto da persitência da ana bela, insistindo e "picando" sempre. Como diz a Manuela a ausência de comentários não significa que as pessoas não se interessem. De facto, tenho ecos de muita gente que lê o Blog, mesmo não comentando. Apesar de tudo, é sempre um estímulo para quem escreve, perceber e ler os comentários-partilha de uns e outros. Obrigada pela vossa presença. Ao ler os dois comentários, em ambos aparece a ideia de "mudança". É caso para dizer "mudança, precisa-se". Mudança para comaçarmos a fazer de uma forma diferente na linha da nossa evolução anterior; mudança para quebrar rotinas; mudança para sair de padrões; mudança para sacudir "mandatos" antigos e aprisionadores; mudança para tanta coisa! "Tudo é composto de mudança",canta o nosso Camões. E é nesta e através desta mudança que uma forma de ser mais espiritual começa a tomar corpo em nós.

     

Post a Comment

<< Home