GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, July 26, 2006

RITUAL

Hoje lia: "Torne sagrados os actos mais simples e enriqueça a sua vida com rituais". E, de Saint- Exupéry: "Um ritual é o que torna um dia diferente dos outros dias, um hora diferente das outras horas".
Com estes pensamentos, dei comigo a passar a ferro uma toalha de linho, herança de família, como se isso fosse mesmo um ritual. Dei comigo a imaginar todos os rostos, todas as mãos, todas as gerações pelas quais já passou esta simples toalha. Avós, bisavós, tias...Sim, porque o mundo da roca e do fuso, do tear, da agulha e do fio era um mundo totalmente feminino. Na lareira à volta do lume nas longas noites de inverno. À luz da candeia! Como quem tece ou borda um vestido para Deus! E o meu ferro lá ia andando para um lado e para o outro, qual "navete" no tear, num vai-vem ritmado, passando e repassando a linha pela teia....Creio que este foi o meu ritual da tarde. Aquela toalha, aquele de passar a ferro, tornou-se hoje algo de sagrado para mim. "Torne sagrados os actos mais simples..." e a sua vida ganhará profundidade e beleza.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home