GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, February 27, 2007

ALEGRIA

"É preciso muito pouco. A alegria está muito próxima. Mora no momento. Perdemos a alegria porque pensamos que ela mora no futuro, depois de algum evento portentoso que mudará a nossa vida".
(Ruben Alves)

"Viver no presente", viver o "aqui e agora", são frases que vamos repetindo sobretudo quando falamos de evolução, de crescimento, de desenvolvimento pessoal...De facto, a grande ciência está na nossa capacidade de vivermos em cheio o momento presente. De um modo geral estamos a fazer uma coisa e a pensar na que temos de fazer a seguir. Eu, neste momento em que me debruço sobre este texto, e ao escrever isto, dei-me conta que estava a pensar na meditação para logo à noite que ainda não está bem preparada. Ao dar-me conta que não estava toda aqui, a minha atenção voltou-se mais concentrada para o que estava afazer. E vou dizendo para mim: só tenho este curtinho momento em que estou a escrever este texto. E de repente vêm-me todos aqueles e aquelas que o irão ler. Eles, elas, merecem toda a minha atenção. Isto, é viver o momento presente, o único que temos. Não quero dizer com isto que vivamos sem projectos, sem objectivos...Só que há também um tempo para os estabelecer e entregar-me também aí, inteiramente ao que faço.
É a esta alegria, que me vem de viver a intensidade do momento, que se refere Ruben Alves. O "serei alegre" ou "serei feliz" quando tiver dinheiro, quando conseguir tal objectivo pode ser gerador de desilusões e frustrações. Por mim, eu quero ser alegre ou feliz agora.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home