GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, January 19, 2007

LIVROS

Na minha sala há o recanto dos livros. De facto, não é um recanto mas um armário...Naquele lugar onde alguns colocam as suas preciosidades de faiança ou cristal, eu coloco livros. Costumo dizer que são a minha tentação. E são. Às vezes tenho de fazer aquele exercício que faço em relação a outras coisas: "Precisas mesmo?" É que, tal como acontece com outros objectos comprados por uma tentação de momento, às vezes os livros também ficam ali à espera de tempo para serem folheados. Depois, há na minha "biblioteca" aqueles livros que leio, ficam por aqui algum tempo, e logo os envio para a cave, o lugar da segunda biblioteca...Mas há alguns que nunca saem destas prateleiras que tenho mesmo aqui à minha frente. Volta e meia, pego neles, leio uma página e retomam o seu lugar. É assim como se um estranho apego, uma invisível ligação me impedisse de me separar deles. Há bocadinho fui buscar um desses, "Coração da Primavera", uma colectânea de poemas de Tagore, feita por Luís Simões. E aí vai um desses poemas que poderá muito bem ser a minha (nossa) meditação desta noite.

CÂNTICO DA ESPERANÇA

Não peça eu nunca para me ver livre de perigos
mas coragem para afrontá-los.

Não queira eu que se apaguem as minhas dores
mas que saiba dominá-las no meu coração.

Não procure eu amigos no campo de batalha da vida,
mas ter forças dentro de mim.

Não deseje eu ansiosamente ser salvo
mas ter esperanças para conquistar pacientemente a minha liberdade.

Não seja eu tão cobarde, Senhor,
que deseje a tua misericórdia no meu triunfo
mas apertar a tua mão no meu fracasso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home