GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, December 13, 2006

RESPIRAÇÃO

"Quer ficar calmo?, perguntava o velho Bachelard. "Respire suavemente diante da chama leve que faz sossegadamente seu trabalho de luz".

Reparo que, ultimamente, tenho vindo a transformar-me numa apóstola da respiração. É que tenho vindo a aprender a importância dela na redução do stress, na prática da meditação e noutros momentos da minha vida. Poderão dizer: "mas de que serve eu estar a prestar atençaõ ao ar que segue o seu eterno ritmo de entrar e sair nos pulmões?" Já repararam que o rtimo varia? Às vezes é aquele vai-vem lento, sossegado, calmo, como o da criança que dorme em paz, sonhando talvez com os anjos. Outras vezes é agitado, apressado, nervoso. Outras ainda, é como se parasse, como se ficássemos sem fôlego... (até se diz).
Experimentem, por exemplo, quando vão a conduzir, apressados porque já estão atrasados, chegam a um semáforo vermelho e, em vez de se impacientarem à espera que caia o verde, prestar atençaõ à vossa respiração, fazer uma respiração profunda... ou duas... ou três, e verão que o verde até cai mais depressa. Experimentem fazer o mesmo antes de dar aquela "resposta torta" que o outro estava mesmo a precisar...antes de dizer algo que não seja útil, etc...E verifiquem o que acontece,
Deixo-vos um site onde podem encontrar mais sobre o assunto: www.maharaji.net

0 Comments:

Post a Comment

<< Home