GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, July 18, 2007

VULNERABILIDADE AO AMOR

"Cada guerra, toda a paz, se geram no teu próprio coração. Se assumires o papel de vítima, encontrarás sempre culpados. Se a culpa ou o ressentimento são o teu ponto de partida, não poderás ter outro porto além do medo. Se não consideras o outro como consideras a tua mãe, ou os teus filhos...vais apenas encontrar danos.
O teu próprio medo é a força do opressor. É a tua própria sombra que te faz ver a vida como um caminho de dor. A matéria prima das defesas é feita do metal obscuro do medo. Todo o bunker acaba por se converter em prisão. As demonstrações de força exterior revelam debilidade interior.
Todas as armas modernas não serão suficientes para ganhar a guerra seja com quem for. Ainda que se ganhem todas as batalhas à custa de vidas humanas, a guerra estará irremediavelmente perdida se não pusermos a descoberto a essencial humanidade que habita em cada coração. Aí, somos humanos. Aí somos irmãos. Filhos de uma só consciência que se expande na diversidade de cada um.
Se não formos vulneráveis ao amor, nenhuma riqueza compensará a nossa miséria interna, nenhuma fortaleza poderá ocultar a nossa debilidade. O coração é a conquista autêntica, a terra prometida, a terra da paz. Ali começa e tremina o território da pátria.
Ali, a vida não é uma batalha pela liberdade mas uma corrente de liberdade para exprimir solidariamente a nossa maior dignidade: a de sermos humanos."
(Jorge Carvajal)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home