GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, August 23, 2007

TEMPO...

Olá, amigos e amigas. Dentro de dias colocarei aqui notícias sobre a reabertura de RUAH, depois deste tempo de férias. Começaremos com a Meditação que penso poderá ser retomada a 11 de Setembro (11 de Setembro! Que vos sugere?).
Mas hoje vou deixar aqui uma reflexão relacioada com o TEMPO. É que as férias também servem para pormos as leituras em dia. E eu encontrei um livrinho muito interessante sobre a forma de utilizar o tempo que li e continuo a ler com muita "devoção". Mais tarde falarei dele. Outra reflexão sobre este tema encontrei-a num daqueles espaços descaracterizados e tempos mortos por onde passei, numa revista muito interessante, "Happy Woman". Aqui deixo algumas dicas:
Dê valor. O tempo é um recurso finito. Por isso não se deve gastá-lo, mas investir nele.
Reflicta. Estar em acção não significa aproveitar bem o tempo. Verifique continuamnete a importância do que está a fazer.
Cerque-se. Tenha a seu lado, na casa e no trabalho, pessoas úteis que possam libertá-la de algumas tarefas.
Ensine. É melhor preparar pessoas para desempenhar tarefas do que fazer tudo sozinha. Ensine a sua empregada a arrumar a casa, a organizar gavetas, a anotar recados.
Escreva. Tarefas perdidas na cabeça só servem para prejudicar o sono. Estudos sobre o tempo indicam que oito minutos no planeamento do dia seguinte resulta numa poupança de uma hora durante o dia e numa noite bem dormida.
Equilibre-se. Faça um balanço de quanto tempo gasta em cada um dos seus papéis: profissional, familiar, conjugal, social, educacional, pessoal. A dedicação excessiva a um deles ou o abandono de outro pode deixá-la frustrada.
Estabeleça metas. Os seus objectivos devem ser revistos em cada três meses. Também deverá verificar se o seu tempo está a ser bem aproveitado, do ponto de vista das metas que definiu.
Planear o prazer. Reserve tempo para poder tomar um banho longo, maquilhar-se com calma, conversar com as amigas, entre outras actividades que lhe dêem prazer.
Termine. Tudo o que ficar mal acabado voltará a incomodá-la. O melhor é fazer os exames pedidos pelo médico, actualizar a agenda e não adiar os consertos domésticos.
Seja realista. Preparae-se para os imprevistos. A análise do uso do tempo por executivos indica que apenas 60 por cento do dia é utilizado em actividades planeadas. Nos outros 40 por cento cabem as interrupções e os imprevistos. Para o evitar, pense no seu dia como se este tivesse apenas metade do tempo.
(Renata Bernhoeft, consulora em gestão do tempo)
Quando nos preparamos para retomar as nossas actividades, ou mesmo continuar, talvez esta reflexão nos ajude a saber utilizar o nosso tempo com sabedoria.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home