GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, September 25, 2004

LIBERDADE DO AMOR

Todos os sábados compro o jornal Publico sobretudo por causa da revist XIS que o acompanha. E, normalmente, começo por ler o pequeno texto de Maria José Costa Félix. Precisos, concisos, tocando a essência das coisas, estes textos são sempre um convite à construção interior (À guisa de parêntesis vem-me a expressão de Fernando Pessoa: "Por dentro das coisas é que as coisas são") .
Apetece-me transcrever e comentar um bocadinho do artigo dela deste sábado, recomendando vivamente a sua leitura.
Maria José continua a fazer referência, como no sábado passado, a um livro de Robin Norwood, "Mulheres que amam demais". Diz-se então aí, citando Robin Norwood: "Todas as situações difíceis da vida são um teste. E, à medida que evoluimos, também os testes evoluem. Cada experiência de sofrimento pode servir para nos purificar. Quando parece que um mesmo teste se repete, é porque não aprendemos ainda uma determinada lição ou então, ela está a ser-nos ensinada a um nível mais profundo". E, continua a Maria José. Às vezes precisamos de nos separar de alguém que amamos. Mas, se o fizermos sem ter aprendido a lição que nos foi proporcionada através desse relacionamento, teremos de a repetir.

Parece um pouco dura esta linguagem. Repetir uma situaçãos que me fez sofrer? Não chegou já?
Pois não terá chegado. Temos dificuldade em aprender. Às vezes são precisas várias experiências para darmos um pequenino passo. O importante é que nos vamos deixando atravessar por cada experiência da nossa vida, dolorosa ou gratificante, que a vamos deixando cavar sulcos em nós, penetrando em todos os nossos poros, como a chuva miudinha penetra a terra e que, a partir daí relancemos a nossa cominhada. Aceitando os novos desafios, integrando as novas aprendizagens. E a nossa evolução prosseguirá serenamente, de degrau em degrau tendo o céu como limite.

1 Comments:

  • At 4:00 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Obrigada, Anabela, pelo teu comentário. Fico feliz de saber que os textos que aqui vão aparecendo são lidos e ajudam. É tão importante perceber a MENSAGEM que cada acontecimento tem para mim...A partir dessa tomada de connsciência podemos evoluir e deixamos de ver os acontecimentos como coisas indesejáveis que nos acontecem, mas como nossos aliados. A Anabela tem toda a razão. Eu também ando a treinar isso.

     

Post a Comment

<< Home