GENTE QUE QUER CRESCER

Monday, October 10, 2005

ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE 3

Com este texto termino a reflexão sobre o tema "espiritualidade". Ao ler estes textos, facilmente percebemos que a espiritualidade é inseparável do desenvolvimento pessoal. Não há autêntico desenvolvimento pessoal se deixarmos de lado a dimensão espiritual da pessoa. Num mundo centrado em valores puramente materiais é bom sentir que, aqui e ali, vão aparecendo pessoas atentas a valores não perecíveis, aqueles que nos acompanham até à nossa passagem, e que vão fazendo a diferença e impulsionando a vida.
Então aqui vai uma síntese do que se disse anteriormente e que é bem concreta e bem aplicável no dia-a-dia:
"Podem considerar-se práticas espirituais quaisquer actividades inseridas no nosso quotidiano que nos levam a uma relação mais profunda com o divino que nos habita - e, assim, a uma união mais completa com o nosso verdadeiro ser, com os outro e com toda a criação - e que contribuem para estarmos mais conscientes do que somos em tudo o que fazemos. Contribuem, por isso, para que o amor se espalhe pelo mundo.
Ter compaixão, lutar pela justiça, agradecer, contemplar as maravilhas de um lugar, ser paciente, despojar-se, pacificar, não usar violência, perdoar aos outros e a nós próprios são exemplos de atitudes que, ao serem praticadas, nos fazem crescer espiritualmente"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home