GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, August 10, 2006

FESTIVAL DA PAZ

Organizado pela Universidade Internacional para a Paz (UNIPAZ), vai decorrer, nos primeiros dias de Setembro, em Florianópolis, Brasil, o Festival Mundial da Paz. Neste momento já a Chama da Paz, guardada dia e noite por voluntários, está a iluminar a cidade de Florianópolis. E todos os participantes foram convidados a preparar-se fazendo aquilo que puderem pela paz tanto a nível pessoal, como no meio em que vivem.
Pessoalmente, lembrei-me de reler o Livro de Pierre Weil, fundador da UNIPAZ, a "Arte de Viver a Vida". Transcrevo um pouquinho da Introdução (o livro é escrito em português do Brtasil e assim o deixo):
"Muitos são os que procuram a paz e a serenidade no companheiro, no marido ou na esposa, nas honrarias de um título de doutor ou de alto executivo, num partido político, numa ideologia, no Japão ou nos Himalaias.
Eles acabam não encontrando o que procuravam e continuam infelizes, brigando com todo o mundo, procurando refúgio no excesso de actividade e no trabalho febril, estressados e doentes.
Hoje, graças ao encontro da medicina psicossomática moderna e das novas terapias, com a sabedoria vinda do Oriente e as grandes tradições espirituais sabe-se quais as grandes áreas em que se pode actuar para encontrar a paz que perdemos, pois poucos são os pais e educadores contemporâneos que ainda possuem esses conhecimentos e estão realmente em condições de transmiti-los aos seus filhos ou educandos".
Depois, ao longo das 217 páginas do livro, Pierre Weil vai desenvolvendo aquilo a que ele chama as "TRÊS ECOLOGIAS" ou "TRÊS CONSCIÊNCIAS" - ecologia interior ou ecologia do ser, mediante a qual a pessoa se põe em paz consigo própria, ecologia social, pela qual a pessoa busca a paz com os outros e ecologia ambiental pela qual a pessoa se coloca em paz com a natureza. Estes são, segundo o autor, os pilares para a paz

0 Comments:

Post a Comment

<< Home