GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, March 08, 2007

MULHER

Como poderia eu deixar passar em branco este dia em que celebramos o dia da luta das mulheres pelos seus direitos? O DIA DA MULHER...desses seres que caminham pela vida, dando vida, amando e sofrendo, sofrendo e amando, lutando por um lugar ao sol...divas e escravas...passeando entre os homens os seus silêncios e os seus mistérios! Não sou muito dada à celebração "dos dias" disto e daquilo. Mas, sinto-me particularmente sensível à celebração do Dia da Mulher.
Há dias, visitando uma exposição especialmente dedicada à mulher, encontrei um desdobrável com a história deste dia. Reza a história que, "no dia 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. As mulheres foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declara um incêndio e, cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulhreres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres assinalar o 8 de Março como o "Dia Internacional da Mulher".

Em homenagem a todas quantas continuam esta luta por serem elas mesmas e pelos seus direitos, partilho ainda convosco um poema de Pablo Neruda que me chegou hoje:
"Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
Elas riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo em que acreditam.
Elas levantam-se contra a injustiça.
Elas não aceitam "não" como resposta
Quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para que suas crianças possam tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando as suas crianças adoecem
E alegram-se quando as suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem
Sobre um aniversário ou um novo casamento.
(Pablo de Neruda)

E mais, muito mais, poderíamos dizer sobre a mulher a a sua presença na vida. Nesta presença muito própria, o desafio que se nos impõe é ser MULHER e apenas mulher.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home