GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, September 23, 2009

RECOMEÇO

Estamos em tempos de "recomeço". O verão expande-nos, descansa-nos, e o Outono convida-nos ao retomar da vida, ao recolhimento que vai atingir o seu ponto alto no Inverno. Gosto deste rodar das estações e do simbolismo que as acompanha.
No fim de semana passado estive num Curso que dava pelo título: CRIAR OUTRA VIDA. Vai este curso na linha de nos ajudar a reflectir sobre a vida que, de um modo geral, levamos e que é muito marcada pelo stress, pela pressa, pelo fazer, esquecendo-nos do SER (emboa vamos dizendo que o importante é ser). Por isso, muitas vezes andamos infelizes.
Fernando Pessoa, através de Ricardo Reis, diz-nos o que é SER.
"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera o exclui.
Sê todo em cada coisa: Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim, em cada lago, a lua toda
Brilha, porque alta vive".
Odes/ Ricardo Reis
Só que, o tal SER, o eu profundo, aquilo que verdadeiramente nos define, onde residem os nossos aspectos mais positivos, os nossos valores, os nossos sonhos, as nossas aspirações, tem de ser cuidado, para poder brilhar.
Este espaço, tem sido, desde o seu nascimento, um convite a mergulharmos nesse EU-profundo e nele já apreceu, inclusive este poema e muitas sugestões para irmos ao encontro de nós próprios. Nunca é demais repetir.
Assim, o que nos ajudará a cuidar de nós é, entre outras coisas:
Meditar, passear pela Natureza, ficar quieto sem fazer nada, respirar e estar atento à respiração, praticar yoga, Xi-Kung, ou qualquer outra activida fisíca, caminhar, aceitar-mo-nos tal qual somos, estar atento aos sinais, observar, constatar e verbalizar as tensões, viver o momento presente, ouvir música, ler, orar, pintar, esculpir, escrever, etc.
Criar outra vida, é voltar-me para mim, para que aquilo que sai de mim, ou seja as minhas actividades venham impreganadas da minha sabedoria interior. Vamos tentar viver desta forma?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home