GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, November 04, 2010

Este ano que está a acabar comprei e usei uma agenda de Fernando Pessoa. Cada dia, cada semana, uma frase deste nosso grande escritor vai alimentando a minha alma. Hoje, lia:
"Toda a alma digna de si própria deseja viver a vida em extremo. Contentar-se com o que lhe dão é próprio dos escravos. Pedir mais, é próprio dos loucos".
Portanto, para o nosso Pessoa, há duas estas duas classes: a dos loucos e a dos escravos. De que lado me sinto? De que lado se sente cada um de nós? Ousar viver no limite da exigência, puxar a vida ao extremo é o que cada um deseja. Na prática, como o próprio Pessoa diz em outro lugar, "fico-me pela metade". Queremos o mundo, e é bom. Ficar pela metade, se calhar, é humano. A grande questão é a forma como cada um de nós vai gerindo o impulso para a frente. Há dias em que parece que nos puseram asas, umas asas brancas....E vem-me aquele poema de Almeida Garrett:
"Eu tinha umas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Que, em me eu cansando da terra,
Batia-as, voava ao céu."
Sempre me encantou este poema e decorei mesmo algo dele. Os poetas sabem dizer as coisas tão bem. O segredo são as asas! A cada um de descobrir o que lhe dá asas. Quem lhe põe asas...porque a vida é bem mais fácil, e puxá-la ao extremo é uma brincadeira, se tiver asas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home