GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, December 02, 2014

VIVENDO

Tenho andado a tentar criar uma certa ordem e rotina diária na minha vida. Entre elas, ativar este Blog. Rotina...que não se identifique com automatismos. Trata-se de uma rotina mais ou menos conscientes. Como  gostaria eu que fosse o meu dia?  A maior pate das vezes até sigo este percurso, outras vezes descuido-me.
Então, é assim a minha rotina diária (desejável): Não me levanto nem muito cedo, nem muito tarde. 7.30-800h é a minha hora habitual de me levantar. Depois, tomo o meu pequeno almoço, normalmente tipo pequeno almoço de hotel: substancial e demorado. Seguem-se os cuidados higiénicos normais e arranjo do que ficou em desordem com estes trabalhos (cuidados da casa). Como sou cristã-católica também penso diariamente na minha relação com Deus e dou-lhe um pouco do meu tempo. Segue-se uma caminhada que tento seja de mais ou menos uma hora. Um pouco de descanso e...vão sendo horas de pensar no almoço. O meu objetivo é que, salvo raras exceções, as minhas manhãs sejam para cuidar de mim e do meu bem estar. Quero manter uma vida com qualidade enquanto me for dado andar por cá. E como os anos vão sendo cada vez menos, não me posso descuidar para poder gozar em pleno desta vida e deste mundo que me foi dado habitar. A VIDA é um DOM.
 
Depois do almoço e de uma pequena sesta de 15-20m dedico-me às minhas tarefas de contribuição para a sociedade de que faço parte. Aulas na Universidade Sénior, orientação de clubes, preparação desta e de outras atividades, sobretudo as relacionadas com a Paróquia onde oriento grupos de aprofundamento da fé. Conversa com os amigos, na Net ou de outra forma.E tenho também a minha horta que visito pelo menos 2-3 vezes por semana. Tento ainda ter o meu tempo diário para meditação.
Quando eu falo de todas estas atividades, dizem-me às vezes: "Pois, é bom ter o tempo ocupado". Esta frase provoca em mim um certo desconforto, porque eu não me dedico a tudo isto para ocupar o tempo. Tudo isto é fruto do meu dinamismo interior.  Tenho objetivos. Por um lado, como disse acima, quer manter uma vida com qualidade até ao fim dos meus dias e, por outro lado, quero continuar a contribuir para esta Sociedade, retribuindo assim tudo quanto recebi dela.
E é a isto que eu gostaria de me manter fiel. Não numa fidelidade rígida, mas dinâmica e flexível, que  nem me deixe sentimentos de culpa nem sentimentos desleixo ou preguiça. Quero uma vida bonita e prazerosa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home