GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, August 10, 2006

FESTIVAL DA PAZ (cont)

O primeiro texto ficou suspenso...Creio que abusei de palavras. É bom, porque um texto pequeno lê-se melhor. Mas, eu gostaria de dizer algo mais sobre o pensamento do Pierre.
Trata-se, então, de desenvolver as três ecologiass: pessoal, social e ambiental. Ou seja, começando por mim, pacificando-me a nível do corpo, do coração e do espírito, prossigo para a pacificação com os outros desenvolvento acções a nível de familiares e amigos, a nível da cultura, do social e do político e a nível da economia. Depois, vem a ecologia ambiental procurando a paz com a matéria, com avida e com a programação da Natureza. E o autor desenvolve pormenorizadamente cada um destes pontos.
Olhando para o nosso mundo e para os conflitos armados que os meios de comunicação nos transmitem todos os dias; percebendo que nem a boa vontade da diplomacia consegue fazer alguma coisa; olhando ainda para o nosso lado e vendo quanto conflito a nível pessoal, familar, etc, podemos deixar cair os braços e dizer: que posso eu fazer? Valerá alguma coisa o pouquinho que eu possa fazer? O próprio Pierre responde a esta questão com a história do beija-flor:
"O beija-flor se encontrou no meio de um incêndio que deflagrou na floresta que ele habitava. Todos os animais estavam fugindo apavorados menos ele. O passarinho tirava gotinhas de água de um lago e as jogava no fogo. Repetia esse comportamento sem cessar, até que uma coruja intrigada perguntou: "Beija-flor, você enlouqueceu? Você está pensando que vai apagar o incêndio jogando gotinhas de água no fogo?" Respondeu o beija-flor com a maior calma do mundo: "Eu não vou apagar o incêndio, mas eu faço a minha parte".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home