GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, March 15, 2007

DEPENDÊNCIA II

Continuando a nossa conversa sobre dependência, co-dependência...Há hoje grupos que querem ajudar as pessoas que se encontram nesta situação de dependências a recuperar-se com a brevidade possível.O grande problema passa sempre pela falta de auto-estima e de confiança em si próprio/a. Por isso, são necessárias "bengalas"... Sendo assim, o grupo ajuda a pessoa a recuperar essa confiança primordial em si própria. Para ajudar, há as "Doze promessas dos CoDa". Aí vão elas:
1. Reconheço que não estou só e que os meus sentimentos de vazio e solidão vão desaparecer.
2. Não sou controlado/a pelos meus medos. Eu supero os meus medos e ajo com coragem, integridade e dignidade.
3. Experimento uma nova liberdade.
4. Liberto-me da preocupação, da culpa e da lamentação quanto ao meu passado e ao meu presente. Mantenho-me suficientemente atento/atenta para não repetir.
5. Experimento um novo amor e uma nova aceitação de mim mesma e pelos demais. Sinto-me genuinamente merecedora de ser amada.
6. Aprendo a ver-me igual aos outros. As minhas novas e renovadas relações são baseadas na igualdade de ambas as partes.
7. Sou capaz de desenvolver relações saudáveis e amorosas. A necessidade de manipular e controlar os outros desaparecerá na medida em que eu aprenda a confiar nas pessoas dignas de confiança.
8. Aprendo que é posssível recuperar-me e converter-me numa pessoa mais amorosa, mais íntima e capaz de oferecer apoio apropriado. Tenho a escolha de me comunicar com a minha família de uma maneira segura para mim e respeitosa para eles.
9. Reconheço que sou uma criação única e poderosa.
10. Não dependo unicamente dos demais para me poder sentir valiosa.
11. Tenho confiança de que o meu Poder Superior me guia e acredito nas minhas próprias capacidades.
12. Experimento gradualmente na minha vida a SERENIDADE, a FORÇA INTERIOR e o CRESCIMENTO ESPIRITUAL.
A nossa mente vai registando aquilo que lhe dizemos. Assim, repetindo estes princípios, esta "oração", todos os dias, ou sempre que queiramos, a nosse forma de pensar sobre nós e a nossa maneira de nos relacionarmos irão mudando aos pouquinhos. E começaremos a desfrutar a paz que tanto queremos.

2 Comments:

  • At 2:32 PM, Blogger slivros said…

    Olá,
    Gostava de informá-las que já temos reuniões MADA, Mulheres que Amam Demais em Lisboa.

    Compareçam e sejam bem vindas!

    Podem ver o endereço das reuniões em
    http://acc.paginas.sapo.pt/accmada/index.html

     
  • At 2:34 PM, Blogger slivros said…

    e o blog Amar Demais http://amardemais.weblog.com.pt/

     

Post a Comment

<< Home