GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, January 27, 2008

VER DEUS...

Já aqui tenho referido um grandes mestre espiritual dos nossos tempos, Alselm Grün, monge beneditino, vivendo na Alemanha. Sintonizo muito com a sua forma de ver Deus e de reflectir sobre as coisas espirituais. Ele não coloca estas coisas num lugar inacessível, como que reservadas a ums tanto iniciados. Bem pelo contrário, para ele, a espiritualidade, Deus, fazem parte das coisas maius comesinhas do nosso quotidiano. Para este mestre, Deus ocupa o nosso cerne e o cerne de tudo. E podemos encontrá-lo tanto na dor como nas alegrias e em tudo o que constituem o nosso dia-a-dia. Só é preciso "VER".
"Não adianta perder tempo, diz Anselm Grün, discutindo se Deus é justo ou injusto. Pois então eu não estou em Deus: falo sobre Deus. O que importa é simplesmente olhar o que está aí, admirar o mistério da criação ao redor de mim. Observando as ondas do mar, o nascer do sol, o parto da cabra ou o voo da águia que corta os ares, estou vendo a Deus. Não preciso ficar reflectindo sobre Deus. Também não vou atrás de uma prova da existência de Deus. Eu simplesmente contemplo. E, no contemplar, experimento a Deus."

Isto diz o autor, a propósito da experiência de Jó, no seu livro: "Se quiser experimentar Deus". Não sei como soa isto aos meus leitores. A mim, soa-me ajustado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home