ROTINA
Mais um dia daquela "rotina" diária que, para alguns é tremendamente fastidiosa e cansativa. Levantar, repetir os gestos de todos os dias, ir para o trabalho, repetir ainda mais ou menos o que fiz no dia anterior, voltar para casa, encontrar os mesmos lugares, os mesmos rostos... Tudo isto tem, de facto, algo de cansativo. Como seres humanos, precisamos de novidade, de renovação, de variedade.
No entanto, esse ram-ram diário só é rotina se assim o quisermos. É a cada um que compete insuflar vida e variedade naquilo que faz. Há sempre formas de inovar, desde que coloquemos alma, espírito no que fazemos. Um dia, num ginásio que frequentava, um professor volta-se para mim e diz-me: "Você tem alma!". Queria ele dizer que eu colocava alma naquilo que estava a fazer. Não fazia os exercícios apenas porque eram pedidos. Penso que quebrar a rotina é mesmo isso: é colocar alma no que fazemos.
Para quem vai criando hábitos de meditação, fica aqui uma sugestão para uns minutos de silêncio (que ajudam a colocar alma na rotina):
Antes de sair para o trabalho abra a janela da sua casa e olhe o céu, a paisagem em frente e contemple-a por uns minutos. Se não encontra, face a essa janela uma linda paisagem, um lindo céu, feche os olhos e deixe a sua imaginação voar e criar a mais linda paisagem da sua vida. Agora imaginE que numa das árvores dessa paisagem pousa uma pomba branca que traz no bico uma mensagem para si. Pegue nela, abra-a e leia o que está escrito. Talvez seja o que precisa para o seu dia.
Respire profundamente e abra os olhos.
E vá relaxadamente para o seu dia.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home