GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, December 27, 2009

CAMINHOS DE FELICIDADE

Acabei de ler um livro muito simples que me chegou às mãos há umas semanas atrás. Tem como título "Uma viagem espiritual" , de Billy Mills e Nicholas Spark. É a história de um rapazinho que, no fim da adolescência, procura caminhos de felicidade junto de um Homem sábio.
Podemos ler a certa altura:
"A nossa felicidade depende, grandemente, da forma como nos olhamos e olhamos o mundo à nossa volta. Para sermos felizes temos de nos considerar, e ao mundo à nossa volta, como coisas muito especiais". Depois, o Homem sábio, dá ao jovem dez princípios para a felicidade.
Neste final de ano, começo de um novo, pensei que talvez fosse bom cada um estabelecer os seus dez (também podem ser apenas dois ou três) princípios para a felicidade. Para ajudar, aqui ficam os dez do tal Homem sábio do livro citado acima:
  1. Convence-te a ti próprio que és o ser mais especial jamais criado.
  2. Dá apreço ao que a vida te concedeu.
  3. Encara a tua vida com optimismo e confiança no futuro.
  4. Estabelece objectivos novos e com interesse.
  5. Vive cada dia da tua vida como se fosse o último
  6. Adapta-te à vida conforme ela se apresenta.
  7. Aprende a viver contigo e a gostar de ti.
  8. Nunca sejas um perfeccionista.
  9. Aprende a rir da vida.
  10. Aceita as opiniões dos outros.

Um bom programa para um início de ano. Não precisamos (se calhar nem devemos) pegar em todos de uma vez, mas pegar num de cada vez e repeti-lo tantas vezes quantas for preciso para o integrarmos. E, para além disto, meditar todos os dias.

Se tivermos a coragem para avançar com este programa ou outro semelhante, podemos ter a certeza que o NOVO ANO, será o melhor ano da nossa vida. BOM ANO

1 Comments:

  • At 4:01 PM, Blogger Isabel said…

    Como as pérolas de sabedoria demoram a fazer sentido para algumas pessoas como eu!
    Sempre achei que gostar de mim era mais uma vaidade do que algo a perseguir, embora um certo instinto de sobrevivência, talvez do meu Ser mais recôndito, me fosse deixando repetir em segredo que era especial. Ser perfeccionista, que tanto sofrimento me tem causado,sempre foi um objectivo que persegui por julgar ser só uma grande virtude.E quão esquecida andava sempre a ideia de que cada dia é precioso, como se fosse o último; como andava longe a vontade de procurar objectivos, ficando-me pela autocomiseração! Enfim, espero fazer do optimismo a minha bandeira tanto como até aqui o pessimismo foi um dos meus traços mais evidentes. Obrigada, Ilda!

     

Post a Comment

<< Home