GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, December 10, 2009

RESPIRAR

Na meditação desta semana, insistimos particularmente na respiração. Já pensaram neste dom da respiração, neste fluxo de ar que entra, que sai, estejamos ou não atentos ao seu movimento? E dele depende o estarmos vivos. "Se lhes manténs o sopro, vivem, se lho retirais, logo voltam ao pó de que sairam" - diz a Bíblia. Todos sabemos isso. Não sei se o sentimos. Quero dizer, não sei se paramos para SENTIR este dom que recebemos momento a momento de forma tão gratuita.
Um bom momento de meditação pode ser somente ficar quieto por uns instantes atento à respiração. É suficiente para nos pacificar. E até podemos fazer isso enquanto conduzimos, enquanto esperamos num semáforo, enquanto esperamos numa qualquer fila. Não é necessário um tempo especial. No entanto, sugiro, para esta semana um exercício de paragem centrado na respiração.
1. Encontre um lugar confortável para relaxar.
2. Sente-se confortavelmente, feche os olhos e conte lentamente de dez a um, respirando fundo em cada algarismo.
3. Vá relaxando mais à medida que conta.
4. Quando chegar a dez sinta a descontração e o relaxamento espalhar-se por todo o seu corpo como uma corrente bem-fazeja.
5. Agora pense em algo que a/o faz feliz. Torne-o tão real quanto possível.
6. Diza dez vezes em voz alta ou mentalmente "Sou feliz"
7. Conte agora de um a dez, abra os olhos e sorria.
BOM TRABALHO

4 Comments:

  • At 4:43 PM, Blogger Isabel said…

    E não é que a esmagadora maioria de nós é realmente feliz e não sabe senti-lo? Eu não sei. Estive a ver uma por uma as regras do filósofo Guerdjef, assim como tenho no quadro do meu escritório outros ensinamentos, por exemplo de Fernando Pessoa, e o facto é que não paro para fazer nada do "recomendado".
    Estou optimista, contudo, porque alguns destes princípios eram-me desconhecidos, por completo,como é possível, ainda há poucos anos. Entendo portanto que ainda vou a tempo ...

     
  • At 4:44 PM, Blogger Isabel said…

    "como é possível" era suposto ser uma interrogação "como é possível?"

     
  • At 12:16 PM, Blogger -1000º F said…

    Coisa mais chata esse papo com efeito Forer. Coisas genéricas que todo mundo "gosta" de ler, textos pasteurizados...

    E essa de bom trabalho! Sei bem qual é dessa de trabalho. Embora você não entenda, o trabalho é o verdadeiro cancer da sociedade.

    Você ainda não é o que pensa que é em teoria.

    aprofunde-se mais na verdade - ela é bem "feia" e seca.

    .

     
  • At 7:11 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Pois é, Isabel. Todos nós sofremos um pouco dessa dificuldade de parar para SENTIR. Mas vamos sempre a tempo. A quantidade de coisas novas que aprendemos cada dia...

    Quanto ao comentário de 1000ºF, só lê textos chatos quem quer. Obrigada, de qualquer forma. Apreciei seu "jeito brasileiro".

     

Post a Comment

<< Home