RESPIRAR
Na meditação desta semana, insistimos particularmente na respiração. Já pensaram neste dom da respiração, neste fluxo de ar que entra, que sai, estejamos ou não atentos ao seu movimento? E dele depende o estarmos vivos. "Se lhes manténs o sopro, vivem, se lho retirais, logo voltam ao pó de que sairam" - diz a Bíblia. Todos sabemos isso. Não sei se o sentimos. Quero dizer, não sei se paramos para SENTIR este dom que recebemos momento a momento de forma tão gratuita.
Um bom momento de meditação pode ser somente ficar quieto por uns instantes atento à respiração. É suficiente para nos pacificar. E até podemos fazer isso enquanto conduzimos, enquanto esperamos num semáforo, enquanto esperamos numa qualquer fila. Não é necessário um tempo especial. No entanto, sugiro, para esta semana um exercício de paragem centrado na respiração.
1. Encontre um lugar confortável para relaxar.
2. Sente-se confortavelmente, feche os olhos e conte lentamente de dez a um, respirando fundo em cada algarismo.
3. Vá relaxando mais à medida que conta.
4. Quando chegar a dez sinta a descontração e o relaxamento espalhar-se por todo o seu corpo como uma corrente bem-fazeja.
5. Agora pense em algo que a/o faz feliz. Torne-o tão real quanto possível.
6. Diza dez vezes em voz alta ou mentalmente "Sou feliz"
7. Conte agora de um a dez, abra os olhos e sorria.
BOM TRABALHO
4 Comments:
At 4:43 PM, Isabel said…
E não é que a esmagadora maioria de nós é realmente feliz e não sabe senti-lo? Eu não sei. Estive a ver uma por uma as regras do filósofo Guerdjef, assim como tenho no quadro do meu escritório outros ensinamentos, por exemplo de Fernando Pessoa, e o facto é que não paro para fazer nada do "recomendado".
Estou optimista, contudo, porque alguns destes princípios eram-me desconhecidos, por completo,como é possível, ainda há poucos anos. Entendo portanto que ainda vou a tempo ...
At 4:44 PM, Isabel said…
"como é possível" era suposto ser uma interrogação "como é possível?"
At 12:16 PM, -1000º F said…
Coisa mais chata esse papo com efeito Forer. Coisas genéricas que todo mundo "gosta" de ler, textos pasteurizados...
E essa de bom trabalho! Sei bem qual é dessa de trabalho. Embora você não entenda, o trabalho é o verdadeiro cancer da sociedade.
Você ainda não é o que pensa que é em teoria.
aprofunde-se mais na verdade - ela é bem "feia" e seca.
.
At 7:11 PM, Ilda Fontoura said…
Pois é, Isabel. Todos nós sofremos um pouco dessa dificuldade de parar para SENTIR. Mas vamos sempre a tempo. A quantidade de coisas novas que aprendemos cada dia...
Quanto ao comentário de 1000ºF, só lê textos chatos quem quer. Obrigada, de qualquer forma. Apreciei seu "jeito brasileiro".
Post a Comment
<< Home