PORQUÊ?
Um destes dias ouvia, de alguém com uma vida muito sofrida, aquela interrogativa que talvez já nos tenha visitado em momentos de dor: PORQUÊ? PORQUÊ EU? PORQUÊ COMIGO?
Depois lia em Bert Hellinger: "A bela frase: 'O que pode saber aquele que não sofreu?' é uma interrogação que me acompanha desde os meus anos de estudos.Não me recordo do seu contexto original. Seja como for, venha ou não da Bíblia, é uma frase de peso". Concordo com este homem, o criador das Constelações Familiares, o estudioso da Alma. Queiramos ou não, o sofrimento está aí, bem presente nas nossas vidas, como caminho de sabedoria e de crescimento. Ele tem tantos nomes, que se torna quase inominável. E a gente fica aí na incomopreensão, na raiva, na revolta, na mágoa repetindo aos quatro ventos o nosso PORQUÊ? E talvez por vezes seja necessário repeti-lo até à exaustão? Até que de algum lado nos chegue um vislumbre de resposta ou o dom da ACEITAÇÃO. Os santos da Bíblia também clamavam: Porquê, Senhor?
Há tanta coisa que nos escapa. O mundo do não-saber, o mundo do mistério é bem mais extenso e profundo do que o mundo do tangível? E faz parte da nossa humildade-verdade aceitar os nossos limites e esperar que tudo se vá transformando em sabedoria.
Continua Herllinger: "Quando nos sentimos vazios, muitas vezes é útil imaginar que as nossas raízes mergulham mais fundo, até alcançar a água que flui secretamente e faz participar da plenitude do Todo".
0 Comments:
Post a Comment
<< Home