GENTE QUE QUER CRESCER

Monday, March 10, 2008

VOLUNTARIADO

Há alguns meses atrás inscrevi-me no grupo do Voluntariado Prisional. Algumas reuniões de preparação, um primeiro contacto com a Direcção do Estabelecimento Prisional...E a coisa tinha ficado por aí. Aguardei serenamente o evoluir das coisas...
Há duas semana fui convocada para uma nova reunião, desta feita para preparar o Dia Internacional da Mulher. Esta Prisão que assistimos é mista, embora o número de mulheres seja reduzido. É uma cadeia de passagem, dizem-nos, onde há apenas prisão preventiva. Tenho dado por mim a pensar em quantas coisas tenho aprendido neste domínio, que me era totalmente desconhecido!
Então, preparámos o Dia da Mulher. Alguém já mais experiente tomou as rédeas e sugeriu, como trabalho aglutinador, o FABRICO DO PÃO, já porque é um trabalho tipicamente feminino, pelo menos para a mulher tradicional, já pelo rico significado do pão como alimento material e espiritual...Todo o grupo achou a ideia interessante e pusemos mãos à obra. Depois de tudo convenientemente preparado, e já na prisão, as coisas foram acontecendo como previsto - história do Dia da Mulher, história do pão e do seu fabrico, o texto bíblico de Rute que gira à volta do pão e de Belém que significa mesmo casa do pão, canções alusivas ao pão, e...fabrico do pão. E foi ver o interessa daquele punhado de mulheres que seguiam tudo com atenção, participando e colaborando nas diversas propostas.
Do trabalho de todas, resultaram 15 pequeninos pães que partilhamos à hora do lanche. Pessoalmente, surpreendeu-me a abertura daquelas mulheres, a sua disponibilidade e colaboração. A prisão só o pode ser de liberdade de movimentos. O espírito continua livre. E nesta liberdade espiritual, acontecem caminhos de regeneração, caminhos novos na linha de uma cidadania mais consciente e responsável. Para todas as MULHERES que os caminhos escuros da vida levaram a terem de experimentar situações tão duras como é a de estar privada da sua liberdade, o meu abraço de mulher-irmã que quer estar com todas, sobretudo com as que sofrem.

1 Comments:

  • At 7:54 AM, Blogger md said…

    ao entrar na página, fiquei com vontade de adicionar um comentário ao último post sobre o poema e os desejos, mas ao ler este artigo, minha amiga, o sentimento sobrepôs-se: lindo este trabalho! um mudo precisa de mais pessoas assim: belas.

     

Post a Comment

<< Home