GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, September 13, 2008

MISTÉRIO

Hoje, lia num dos jornais do dia, uma frase que me diexou a pensar: "A experiência mais bela que podemos viver é o mistério, fonte de toda a verdadeira arte e de toda a verdadeira ciência" (Albert Einstein).
Quando pensamos que esta frase foi dita por um dos grandes génios da humanidade, ficamos ainda mais agradecidos. Um génio da ciência reconhece, na experiência do mistério, a experiência mais bela. Creio que Einstein se deparava em permanência com esta realidade do mistério quando contemplava as partículas nas suas infinitas combinações, na sua imprevisibilidade...Um grande cientista tem de ser forçosamente um prescrutador do mistério.
E o que o mistério? Pois é isso mesmo...é o nosso limite, por assim dizer. É algo para além do qual não vemos nem entendemos nada. É algo que nos faz sentir a pequenez da nossa finitude, mas, ao mesmo tempo a grandeza da nossa condição. É o inexplicável que, ao mesmo tempo, nos fascina e nos faz cair em adoração. O mistério está aí, ao nosso alcance. No olhar da criança ou do idoso, no rosto do simples transeunte com quem nos cruzamos, no bramido do mar, na paz da natureza...no íntimo do meu coração se aí encontro lugar para o silêncio e a escuta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home