GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, April 14, 2005

O SENTIDO DA VIDA 3

Tal como prometi, aqui vai o resto do texto sobre o sentido da vida. Assim, às migalhinhas, mastiga-se e digere-se melhor. Então, é assim:

"Pois bem, eu diria que a vida exige que cada um desenvolva as capacidades positivas e criativas que tem dentro de si. Diria ainda que, graças a este desenvolvimento cresço exteriormente, fortaleço-me interiormente e adquiro uma consciêcia de mim mesmo de felicidade, de plenitude e de autenticidade. Paralelamente a este crescimento individual produz-se um crescimento social e de grupo. E, tanto um como o outro, apontam para uma consciência de plenitude e de realidade, para algo a que poderemos chamar Deus, Sabedoria, Poder, ou qualquer outro nome que lhe queirqmos chamar.
Assim, o importante na vida não é passar bem ou mal, demonstrar que sou superior ou inferior, mas SER EU MESMO. A minha vida tem de ser uma constante criação e descoberta de mim.
Descobrir o sentido da vida passa, assim, pela minha afirmação pessoal que é, ao mesmo tempo, expressão de mim e abeetura aos outros. Não se trata de renunciar a mim pelo bem dos outros, mas de uma afirmação básica de mim que se exprime dinamicamente e que se traduz por uma afirmação progressiva dos outros nos outros.
Na medida em que EU FOR MAIS EU , poderei fazer melhor aquilo de que sou capaz e ajudar os outros a que sejam mais eles próprios."

1 Comments:

  • At 2:47 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Pois...tudo isso é muito bonito. Refiro-me a essa frase tão repetida por aqui "ser eu próprio(a)". Muito bem. Mas, QUEM SOU EU no final de contas? Como posso apreciar o que não conheço? Que tipo de personalidade é a minha? Quais os meus traços positivos, aqueles que deixam a minha marca por onde passo? E os meus negativos que também deixam a sua marca? Isto é, a meu ver, o abc do conhecimento de mim. É talvez o primeirinho passo para depois começar a exercitar o tal SER EU PRÓPRIO(A). Depois, ser eu, totalmente eu, é saber expressar os meus sentimentos, aquilo que realmente sinto em determinado momento. Quantas vezes damos connosco a dizer coisas para "parecer bem", para que nos julguem "muito inteligentes", para que "gostem de nós", etc.,etc. O caminho é longo, mas fascinante, podem crer.

     

Post a Comment

<< Home