GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, November 04, 2005

CRENÇAS

"Era uma vez um homem guloso que estava num mercado a comprar bombons. Viu uns vermelhos, lindos, embora caros. Comprou um saquinho deles e foi-se instalar à sombra duma árvore a apreciá-los. Ao trincar o primeiro, começou a espirrar, a transpirar e a chorar. Pegou no resto do bombom e levou-o também até à boca. E continuou a transpirar, a chorar. Ao cabo de dois bombons inteiros , já deitado no chão e em liquefação, viu aproximar-se dele um homem que lhe disse preocupado:
- O que o senhor está a comer são malaguetas! devem ser comidas com parcimónia!
- Pensava que eram bombons... respondeu-lhe.
- Mas agora, que já percebeu que eram malaguetas, pare de as comer!
- Depois de ter pago tanto dinheiro por elas? Nem pensar. Tenho de as comer todas.
Às vezes, as crenças que transportamos connosco só nos fazem sofrer. Não são boas para nós. Mas, pôr em questão dez, vinte, trinta ou mais anos de experiência e de crenças, parece ser tão difícil como era para aquele senhor deitar para o lixo um saco ainda cheio de malaguetas tão caro."

1 Comments:

  • At 10:26 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Ora bem...o que é isso de RESPEITO? Também me ando a interrogar sobre o assunto. Nem de prpósito, há dias, uma jovem senhora (36 anos), conversa comigo e dizia-me que não fumava diante da mãe "por respeito". Querendo ajudá-la a ir mais longe, tentei que me explicasse o que era isso de respeito? Se o primeiro respeito não era ou deveria ser para com ela própria...estava a fazer-se mal. E, cá dentro ficou uma interrrogação sobre a questão do respeito e sobre o que metemos debaixo desta palavra. Esta mulher tinham introjectado que fumar diante da mãe, era "falta de respeito". Nem ela sabia porquê nem se alguém lho tinha dito. E daí, fui ao tira-dúvidas (o dicionário) e encontrei: RESPEITO: acto ou efeito de respeitar; consideração; deferência; acatamento; veneração; homenagem; culto; apreço; submissão; temor; relação; reverência; importância; consideração. Então, esses dois jovens e a minha jovem senhora, em consideração, temor, reverência ou seja lá o que for pelas mães, não fumam diante delas, mas fumam por trás (as mães sabem, é claro, mas fazem de conta). E o que é mesmo mais importante: esse respeito-temor ou a VERDADE? E dou comigo a pensar em alguém que disse: "A VERDADE VOS LIBERTARÁ".

     

Post a Comment

<< Home