GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, December 04, 2005

COISAS BONITAS

Há tempos, uma amiga pediu-me para ir visitar uma senhora idosa sua conhecida que estava muito só e muito deprimida. Embora não sendo a minha área específica, lá encontrei um bocadinho para a ir visitar. Conversámos, deixei vir cá para fora uma parte da solidão em que mergulhava e, fui mantendo o contacto telefónico. Ao fim de umas semanas as coisas normalizaram um pouco, com melhor assistência familiar. Há dias, veio novo S.O.S. A senhora estava novamente numa grande depressão. O peso dos 80 anos, a ausência de familiares, de amigos, de contactos...Teve uma vida sempre só: ela, o marido e uma filha. Quando estes faltaram, foi o escuro total. E a depressão vai fazendo o seu caminho com vais-vens cada vez mais graves e mais frequentes. E lá fui eu novamente, desta vez com mais alguém que me poderia ajudar na tarefa de um acompanhamento mais regular e na procura de soluções para minorar esta solidão. Foi uma tarde inteira, ouvindo pensando soluções. Foram encontradas algumas. Já à noite, num último telefonema, a senhora pediu-me para continuar a telefonar-lhe...Acabei de o fazer, hoje, Domingo, por volta das 16 horas. Falámos, senti a sua voz mais animada e disse-me com uma certa alegria: olhe hoje já ouvi um bocadinho de música! Fiquei contente e animei-a. A despedir-se, diz-me: "Olhe, arranje sempre coisas bonitas para me dizer". Desliguei enternecida, com as lágrimas nos olhos. E pensei: Quanta gente estará neste momento às espera de alguém que lhe diga coisas bonitas, coisas que ajudem a viver, a aliviar o peso da vida. "Arranjemos coisas bonitas" para nos dizermos uns aos outros. A vida será muito mais leve.

1 Comments:

  • At 9:56 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Já estou a sentir-me culpada de deixar o Blog sem novidades há tanto tempo. Mas, não tem sido possível. Prometo que vai ser já, já...
    Entretanto, tenho andado intrigada com o comentário LINDO de uma tal Ana! É que há várias "Anas" nos meus contactos e fico perdida. Agora, ao reler e escrever, parece-me que adivinho quem é...Mas também não faz mal que eu não saiba. Agradeço à mesma a generosidade.

     

Post a Comment

<< Home