GENTE QUE QUER CRESCER

Wednesday, February 08, 2006

AFIRMAÇÃO DE SI

"A dificuldade em afirmar-se provém de causas múltiplas: falta de modelos na família, injunções de se calar recebidas desde a infância, sentimento de impotência, timidez exagerada, meio pouco receptivo ou mesmo hostil, incapacidade de se abrir ou de exprimir os seus sentimentos, medo de ser julgado, discrição exagerada, etc.. Mas, todas estas dificuldades da expressão de si próprio podem ser corrigidas através de uma aprendizagem adequada. É por isso que não podemos desencorajar-nos perante as dificuldades que podemos encontrar em afirmar-nos. Mesmo se os testes de personalidade classificam as pessoas em categorias esteriotipadas de introvertidos e extrovertidos, não condenam os introvertidos a permanecerem fechados na sua dificuldade de expressão. Com efeito, a afirmação de si próprio é uma arte que se aprende e se desenvolve ao mesmo tempo que a auto-estima".
(Jean Monbourquette, em "De l'estime de soi à l'estime du Soi")

Às vezes fechamo-nos em mandatos que trazemos da infância e cortamos com um "não sou capaz", "sou assim", "sempre fui assim"...E paramos aí. Conhecem o síndroma da Gabriela? "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu fui sempre assim, Gabriela"! É tempo de cortarmos com este síndroma, e começarmos a cantar outro. E que tal "eu posso mudar, eu quero mudar...Gabriela! Vamos a isso?

2 Comments:

  • At 7:54 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Se calhar, dentro de ti...para começar...

     
  • At 8:00 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    "Adorava que alguém me explicasse porquê..." PORQUÊ? E porque queremos nós explicações para tudo o que nos acontece? A minha experiência diz-me que os "porquês" nos fecham em nós mesmos e não nos deixam abrir as portas necessárias para a vida. É que há imensos "porquês sem porquê"...É baralhação, não?
    Um dia alguém disse: em vez de nos perguntarmos porquê, deveríamos perguntar-nos para quê? E eu concordo. É que acredito profundamente que nada acontece na nossa vida sem um sentido, sem um PARA QUÊ.Então, a pergunta correcta seria "para que é que isto aconteceu na minha vida? Como o posso utilizar para o meu crescimento? Que mensagem me traz?

     

Post a Comment

<< Home