GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, February 24, 2006

O OUTRO LADO DE TUDO

Este titulo foi-me sugerido pelo último comentário da ana bela. De facto, há sempre um outro lado, há sempre uma forma de "dar a volta ao texto", há sempre o reverso da medalha, há sempre uma possíbilidade ou uma forma de encontrar o lado positivo daquilo que nos incomoda ou nos faz sofrer. "Não há êxitos nem fracassos, há aprendizagens". E se isto pretende ser um novo texto, de facto é um comentário ao da ana bela. "Se não fosse o mal que me tenho achado neste emprego, não teria conhecido a, b, c,..." É, de facto, olhar para trás e perceber o "outro lado da coisa".
Depois, a partir destes contactos que se vão fazendo, veio-me um trabalho que fui convidada a elaborar num fim de semana sobre PNL (Programação Neurolinguística). Pedia-se, no tal trabalho, para fazermos o nosso Network que, em linguagem PNL é o nosso mapa afectivo, o mapa das nossas relações: quais as que me ajudam e devo guardar e privilegiar, quais as que me atrapalham e devo deixar de lado, quais as que devo retomar...É um exercício que eu já conhecia e já fiz muitas vezes e que aconselho a toda a gente. É que nós crescemos em relação e através das relações que vamos fazendo ao longo da vida. Há pessoas que entraram, sairam, e mal deixaram rasto...Há outras que entraram, sairam e deixaram uma marca forte. A essas, guardamo-las no segredo do nosso coração. E há aquelas que entram, fizeram a sua tenda no nosso coração e ficaram. "De pedra e cal", como é costume dizer-se. E é sempre bom parar com elas, arranjar tempo para elas, dizer-lhes quanto são importantes para nós e para o nosso crescimento.
Vem aí um fim-de-semana. Eu vou conhecer a sabedoria dos xamâs do México, com a Tradição Xamânica. Que tal aproveitar para, uns momentos connosco e com aqueles que constituem a rede das nossas relações?

1 Comments:

  • At 8:44 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    "A VIDA sabe sempre o que émelhor para nós". Gostei. E acredito nisso. Mesmo se as coisas não são, às vezes, tão evidentes. Um pouco de paciência, o saber esperar, vai ensinar-nos essa grande verdade. Não adianta sobrepormo-nos à VIDA. Ela fará o seu trabalho. Connosco ou sem nós. A grande sabedoria é saber "estar aí" no momento adequado para não a deixar escapar.

     

Post a Comment

<< Home