GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, April 13, 2007

METÁFORA

REAVIVANDO A CHAMA INTERIOR
Aconteceu há muito tempo na Índia.
Havia um rei muito rico que tinha fama de ser indiferente a toas as suas riquezas e haveres.
Um dos seus súbditos quis saber qual era o segredo.
Disse-lhe o rei:
- "Revelar-te-hei o segredo se percorreres todo o meu palácio para perceberes, por ti próprio a magnitude das minhas riquezas. Mas, atenção, tens de fazer isso com uma vela acesa na mão e não podes deixar que ela se apague. Se a deixares apagar, mando-te decapitar".
O súbdito voltou depois de ter percorrido todo o palácio.
- "O que pensas então de todas as minhas riquezas?" - perguntou-lhe o rei.
- "Eu não vi nada - respondeu o súbdito - pois estive o tempo todo preocupado em não deixar apagar a vela".
- "É esse o meu segredo" - respondeu-lhe o Rei. "Ando tão ocupado em manter viva a minha chama interior que não me interessam as riquezas da terra".
Como anda o cuidado com a nossa chama interior? E o que vamos fazendo para a reavivar quando ela eventualmente se esmorece?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home