GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, July 13, 2008

MUDANÇA

Ontem tive um dia duro-lindo-cansativo...Duro, porque estive permanentemente em actividade das 10 horas da manhã até perto da meia-noite: primeiro a receber o Curso de Excelência I da Ihavethepower com Adelino Cunha, depois a acompanhar a conferência que este orador motivacional veio fazer a Aveiro. Mas foi muito bonito ver o entusiasmo das pessoas pela mudança, o nível das conversas à volta deste tema e do tema dos sonhos, a vontade com que cada um e cada uma agarra o trabalho do seu desenvolvimento pessoal, em ordem à excelência. Gente bem jovem que recusa conformar-se com a "normose" do ser igual a todos, e que aposta na mudança. E como o bichinho do desenvolvimento pessoal e da mudança já assentaram a sua tenda em mim há longos anos, quando estou nestes ambientes sinto-me no meu "caldo" de crescimento por excelência.
E disseram-se coisas bonitas e muito dinamizantes:
"A mudança faz parte da nossa vida e do nosso quotidiano. Mudança não demora muito tempo. Acontece num instante. Mudança pode ser gerada pela dor. Dor é um sinal de que chegou a hora de mudar algo. É um indício de que estamos a utilizar uma abordagem desajustada".
"Queixa-se de que não é persistente? De que não consegue levar nada até ao fim? Então, experimente durante uns tantos dias (eu acrescentaria, 21) levar tudo até ao fim: beber o copo de água até ao fim, comer o que está no prato até ao fim, se vai à missa, ficar na missa até ao fim...depois, veja o resultado".
"Queixa-se de que o dinheiro não chega? Já experimentou anotar os gastos da semana, cêntimo a cêntimo? Faça isso..."
"Vá até à beira mar, procure um lugar tranquilo e escreva os seus sonhos, um por um, sem se questionar se é possível, se não é possível. Escreva-os apenas e deixe o "como" para mais tarde."
Ousemos experimentar estas técnicas de mudança, ousemos sonhar e deixemos de nos queixar da crise, do chefe, do país, do curso e de tantos outros impedimentos que inventamos para não mudar, para não crescermos, para não sermos nós próprios, continuando a reboque dos outros. TUDO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home