GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, July 19, 2008

SABEDORIA

Já vem sendo meu hábito partilhar com os meus leitores extractos ou reflexões sobre as minhas leituras. Para além de ser agradável partilhar com alguém aquilo que a nós nos toca, também é uma forma de dar a conhecer os meus autores preferidos. Gandhi é um deles. Encontrei há tempos um livro com algumas joias da sua sabedoria. Aqui fica uma delas:
"Acredito que todas as criaturas de Deus têm tanto direito à vida quanto nós. Se os homens eruditos tivessem consagrado os seus dons a descobrir formas de lidar com as criaturas em lugar de ordenarem a sua matança como uma obrigação, estariamos a viver num mundo adequado à nossa condição de homens: animais dotados com a razão e a capacidade de eleger entre o bem e o mal, o certo e o errado, a violência e a não-violência, a verdade e a falsidade." (A sabedoria de Gandhi, ed. casadasletras)
Dá que pensar. Sobretudo quando pensamos que Gandhi escreveu numa sociedade, a indiana, onde as diferenças de classes continuam a atirar tanta gente para a fome, para a miséria e para a rua. E quando, recuando na história, encontramos tanta violência e tanta morte, a maior parte das vezes por causas bem nobres...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home