SABEDORIA
Já vem sendo meu hábito partilhar com os meus leitores extractos ou reflexões sobre as minhas leituras. Para além de ser agradável partilhar com alguém aquilo que a nós nos toca, também é uma forma de dar a conhecer os meus autores preferidos. Gandhi é um deles. Encontrei há tempos um livro com algumas joias da sua sabedoria. Aqui fica uma delas:
"Acredito que todas as criaturas de Deus têm tanto direito à vida quanto nós. Se os homens eruditos tivessem consagrado os seus dons a descobrir formas de lidar com as criaturas em lugar de ordenarem a sua matança como uma obrigação, estariamos a viver num mundo adequado à nossa condição de homens: animais dotados com a razão e a capacidade de eleger entre o bem e o mal, o certo e o errado, a violência e a não-violência, a verdade e a falsidade." (A sabedoria de Gandhi, ed. casadasletras)
Dá que pensar. Sobretudo quando pensamos que Gandhi escreveu numa sociedade, a indiana, onde as diferenças de classes continuam a atirar tanta gente para a fome, para a miséria e para a rua. E quando, recuando na história, encontramos tanta violência e tanta morte, a maior parte das vezes por causas bem nobres...
0 Comments:
Post a Comment
<< Home