GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, November 25, 2011

TOLERÂNCIA

Hoje, um grupo que se reune mensalmente para aquilo a que chamamos "Conversas na Academia", esteve a falar sobre tolerância. Foi uma conversa muito interessante em que fomos "partindo pedra" até chegarmos à conclusão que tolerância é sinónimo de aceitação das diferenças. A nossa linguagem às vezes induz-nos a erros. Quando dizemos que somos tolerantes com A ou B, com isto e aquilo, é como se nos colocássemos numa posição de superioridade. Eu existo, com a minha verdade, a minha forma de ver as coisas, as minhas posições bem definidas e aos outros... eu tolero-os. Ora bem, a conclusão a que chegámos vai bem mais longe. A autêntica tolerância exige que eu me ponha em pé de igualdade com o outro, aceitando-o tal como ele é, nem superior nem inferior, mas DIFERENTE. Alguém falou depois no direito à diferença. Penso que é isso mesmo. Todos nós temos os direito à diferença. Não para nos guerrearmos, mas para nos enriquecermos. Já alguma vez pensámos no enriquecimento que seria para nós saber aproveitar o que outros têm e nós não temos? Sobretudo a nível familiar e a nível dos nossos grupos como seriam mais pacíficas as coisas se tivessemos isso presente!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home